Fazer um intercâmbio na é o sonho de muitos jovens e muitas famílias. Porém, com a diferença entre as moedas, o sonho de muita gente acaba sendo deixado de lado. Manter um filho em outro país é caro e pode comprometer a renda da família, por isso programas de bolsas de estudos, como o Erasmus Mundus são fundamentais para a realização desses sonhos.
Todos os anos, diversas pessoas no mundo todo realizam o sonho de estudar na com o auxílio da bolsa de estudos do Erasmus Mundus. Se você está procurando alternativas para realizar esse sonho, confira este conteúdo. Vamos contar tudo que você precisa saber sobre o programa.
Como funciona o Erasmus Mundus?
O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil, promovido pela União Europeia, que atua, desde 2004, proporcionando oportunidades para que estudantes de ensino superior possam realizar um intercâmbio durante a sua formação.
O programa oferece bolsas integrais para que alunos de diversas instituições brasileiras e conveniadas possam fazer parte da graduação em países como , Bélgica, , , entre outros países membros. Estudantes da também podem usar o programa para estudar em universidades brasileiras.
Quais são os tipos de bolsas que o programa oferece?
O estudante pode se candidatar para bolsas de graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo ou doutorado sanduíche) e pós-doutorado.
Além disso, o programa também atende servidores do setor de educação (funcionários administrativos), que têm interesse em adquirir e trocar experiências com profissionais de outros lugares do mundo.
Como aplicar para uma bolsa do programa?
As inscrições para o programa de bolsas da Erasmus podem ser feitas diretamente no site da instituição. No portal também estão as informações sobre quais são as possibilidades de bolsas disponíveis para candidatura em todos os países atendidos pelo programa.
No link, o candidato consegue utilizar o filtro para buscar a bolsa por área de estudo, país de destino, universidade, duração do programa e ano de ingresso. O Erasmus tem programas em que as disciplinas são feitas em universidades de diferentes países. Isso permite que o estudante experiencie a vivência em mais de um país, fazendo o mesmo programa. Os prazos de inscrições variam de acordo com o programa.
As bolsas oferecidas pelos programas incluem anuidade do curso, auxílio-instalação, auxílio viagem (quando há disciplinas em países diferentes) e ajuda de custo mensal. Os interessados não podem ter morado, estudado ou trabalhado na por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Conte com a Remessa Online para enviar dinheiro para o exterior
O programa de bolsas da Erasmus Mundus não cobre todos os custos do estudante, por isso o apoio da família é fundamental. Passagens, alimentação e hospedagem são algumas das questões que o estudante deverá ter em mente na hora de calcular os gastos que terá para estudar no exterior.
Na hora de enviar dinheiro ao exterior, use a Remessa Online. A Remessa conta com o menor custo de serviço do mercado: apenas 1,3%. Além disso, o dinheiro pode ser enviado para mais de 100 países e chega em até 1 dia útil.
A plataforma online da Remessa Online é credenciada pelo e permite remessas de dinheiro para o exterior de uma forma simples e com ótimo custo-benefício. Dessa forma, você ou a sua família pode enviar o dinheiro para o pagamento das despesas do estudante enquanto ele estiver no exterior. Conheça a Remessa Online.