O que é Zapier: saiba para que serve e como pagar menos

O Zapier é um programa de automação de marketing digital

Automatizar tarefas em nosso dia a dia é fundamental para otimizar o fluxo de trabalho. Atualmente, existem várias ferramentas que ajudam com a automatização de tarefas online, como o Zapier, que facilita algumas atividades do marketing digital, otimizando fluxos de trabalho.

Entenda o que é o Zapier e como ele pode ajudar nas estratégias de marketing digital. Confira como fazer a integração com os aplicativos, quanto custa e veja estratégias para economizar na contratação. 

O que faz o Zapier?

O Zapier é um aplicativo de automação de marketing que conecta aplicativos da Web. Ele permite conectar mais de 5 mil softwares e ferramentas online, aplicando regras para realizar determinadas operações. Então, quando ocorrer um evento, o Zapier executará uma ação predefinida. 

Por exemplo, se você quer enviar um boletim informativo com o Mailchimp toda vez que publicar um novo artigo. Com o Zapier, você poderá conectar o WordPress com o Mailchimp e fornecer a instrução “Quando um novo artigo for publicado, envie uma campanha”.

Essas funções também podem ser executadas sem o uso do Zapier, mas pode ser muito complexo porque é necessário usar códigos de API e ter um bom conhecimento de linguagens de programação. Contudo, com o Zapier é muito mais simples conectar diferentes ferramentas de marketing sem precisar trabalhar em nenhum código. 

Aplicativos compatíveis com Zapier

O Zapier é compatível com mais de 5 mil aplicativos pertencentes a diferentes categorias, como comunicação, organização de arquivos, marketing, produtividade, vendas e CRM, criação de sites e muito mais. 

Alguns dos principais são:

  • Ferramentas do Google (Planilhas, Agenda, Gmail, Drive, Documentos, Contatos, Formulários, Anúncios, Tarefas, Analytics, Meet, Chat, Meu Negócio);
  • YouTube;
  • Amazon;
  • Trello;
  • Facebook e Instagram (Conversões do Facebook, Instagram para Negócios, Messenger, Públicos Personalizados do Facebook, Anúncios de Leads do Instagram, Conversões Offline do Facebook);
  • Microsoft (Outlook, Excel, LinkedIn, LinkedIn, To Do, Teams, OneDrive, Office 365, One Note);
  • WordPress (WooCommerce, WPForms, WishList Member, Ninja Forms, Gravity Form);
  • SEMrush;
  • Shopify;
  • PayPal;
  • Dropbox;
  • Mailchimp

Além disso, oferece a opção de usar a plataforma do desenvolvedor para criar uma conexão privada e personalizada também com outros aplicativos da web. Com o recurso webhook, você também poderá receber dados de qualquer serviço ou enviar requisições para qualquer URL, sem escrever o código ou rodar o servidor. 

O Zapier permite a integração de mais de 5 mil aplicativos de marketing e gestão.

O que são Zaps

Ao usar o Zapier, você pode criar os chamados Zaps. Esse termo indica uma integração única, composta por um gatilho e uma ação.

Você pode integrar WordPress e Facebook assim:

  • Quando você publica uma nova postagem no WordPress (este é o gatilho)
  • O Facebook compartilha automaticamente a nova postagem em sua página (essa é a ação).

Essa integração é chamada justamente de Zap. Já os zaps escalonados permitem que um único gatilho execute várias ações. Por exemplo:

  • Gatilho: nova postagem no WordPress; 
  • Ação 1: Facebook compartilha a nova postagem em sua página;
  • Ação 2: Mailchimp envia um e-mail para os leads.

Como integrar Zapier?

A integração do Zapier com os aplicativos é simples e leva poucos minutos. É você mesmo quem cria as regras de gatilho e ação. Entenda o passo a passo.

1. Crie sua conta no Zapier

O primeiro passo é criar uma conta no Zapier. Para isso, basta acessar o site e criar a conta utilizando seu e-mail ou redes sociais. 

Esse passo é gratuito e você tem até 14 dias para desfrutar dos recursos avançados. 

Após esse período deve-se inserir um método de pagamento ou usar a conta básica. 

2. Adicione um gatilho

No painel de controle, clique em “Make a Zap” no canto superior esquerdo. Então, você deve adicionar um gatilho, que será o evento que inicia seu Zap. 

Escolha qual é o aplicativo e qual o evento que aciona o gatilho. Por exemplo:

  • Aplicativo: Trello
  • Evento: Novo Cartão – Aciona quando um novo cartão é acionado

Então, vincule sua conta no aplicativo escolhido. Você também pode customizar as regras e definições sobre o evento que aciona o gatilho. Faça o teste e finalize a configuração. 

3. Defina a ação

Em seguida, é preciso definir a ação, que será o evento que um Zap executa depois de iniciado. Escolha qual será o aplicativo integrado e a ação que deve ocorrer. Por exemplo:

  • Aplicativo: Google Agenda
  • Ação: Criar calendário

Da mesma maneira, vincule a conta deste aplicativo ao Zapier e configure as regras para a ação. 

O Zap pode ser configurado entre dois ou mais apps e customizado adicionando:

  • Outras ações clicando no ícone “+”;
  • Etapas de pesquisa para localizar dados em aplicativos;
  • Filtros com condições adicionais a serem atendidas para rodar o Zap;
  • Etapas do formatador para editar textos ou datas;
  • Atrasos entre as etapas do zap;
  • Caminhos para executar diferentes ações com base nas condições que ocorrem.

Por fim, faça o teste clique em “Publicar Zap”. 

4. Ative o Zap

Clique em “Publicar e Ativar” e o Zap estará ativado. Dessa forma, a partir de então, sempre que o evento adicionar o gatilho, a ação irá acontecer. 

No Zap que criamos nos exemplos acima, os passos serão os seguintes:

  • Gatilho – Um novo cartão é adicionado ao Trello;
  • Ação – Um calendário é criado no Google Agenda com a data de entrega do cartão. 

Você pode ativar ou desativar esse Zap quando preferir. Ainda, pode integrar outros aplicativos ou criar outras regras. 

Vale apontar que no plano gratuito é possível criar zaps únicos, ou seja, cada gatilho gera uma única ação. Já com os planos pagos, você pode criar zaps escalonados, que um único gatilho pode gerar várias ações. 

Quanto custa o Zapier?

O Zapier possui um plano gratuito para os usuários conhecerem a plataforma. Mas também há opções que custam entre US$ 29,10 e US$ 1.198,50 mensal.

No plano anual há um desconto de 33% do valor e há um desconto de 15% para organizações sem fins lucrativos.  

Entenda os principais diferenciais de cada um:

LivreInicianteProfissionalEquipeEmpresa
Preço mensalGratuitoUS$ 29,10US$ 73,50US$ 598,50US$ 1.198,50
Tarefas ao mês1007502 mil50 mil100 mil
Zaps520IlimitadoIlimitadoIlimitado
Zaps escalonadosÚnico passoVárias EtapasVárias EtapasVárias EtapasVárias Etapas
Aplicativo premium03IlimitadoIlimitadoIlimitado
Usuários111IlimitadoIlimitado
Tempo de atualização15 minutos15 minutos2 minutos1 minuto1 minuto
Atendimento prioritárioNãoNãoNãoNãoSim

Ao fazer seu cadastro, você pode fazer uma avaliação gratuita dos recursos premium por 14 dias. 

Além disso, alguns recursos disponíveis em todos os planos são:

  • Editor intuitivo, sem código, para criar fluxos de trabalho automatizados;
  • Duplicar e reordenar etapas;
  • Transferir dados entre aplicativos;
  • Filtros para que os zaps sejam executados cumprindo determinados critérios;
  • Dashboard para organização;
  • Auditorias SOC 2 (tipo II) anuais.

Como economizar no pagamento do Zapier 

Os planos do Zapier são cobrados em dólares americanos, via cartão de crédito, PayPal ou transferência eletrônica. 

Dessa forma, o pagamento acaba sendo mais caro que o cobrado pela plataforma porque os pagamentos via cartão de crédito em moedas internacionais possuem taxas mais altas e pode ser cobrada uma taxa na conversão da moeda. 

O Zapier permite o pagamento em Real Brasileiro, mas não informa quais são as taxas de conversão. Há apenas um aviso explicando que os valores apresentados podem não corresponder ao valor após a conversão e aplicação de taxas. 

Sendo assim, uma excelente forma para economizar no pagamento do Zapier é usando a Remessa Online, que usa o eFX para gerar mais economia para os clientes na hora de pagar as invoices de serviços internacionais. 

Ao usar a Remessa Online para fazer seus pagamentos internacionais, você tem algumas vantagens como:

  • IOF de apenas 0,38% para transferências entre contas de titulares diferentes. No cartão de crédito pode chegar e 5,38%;
  • Cotação comercial na hora da conversão da moeda;
  • Taxas regressivas a partir de 1,2%.

Perguntas frequentes

O que faz o Zapier?

O Zapier é um aplicativo de automação de marketing que conecta mais de 5 mil aplicativos da Web entre si. Através dos Zaps é possível realizar uma ação de forma automatizada quando ocorre uma determinada condição.

Qual o custo do Zapier?

O Zapier possui um plano gratuito e mais limitado. Também, há planos pagos que custam entre US$ 29,10 e US$ 1.198,50 mensal. Ainda, no plano anual há um desconto de 33% do valor.

Como integrar o Zapier?

Para integrar o Zapier, basta criar uma conta no software e definir quais são os eventos que geram o gatilho e a ação que ocorre após isso. É possível integrar mais de 5 mil aplicativos em diferentes ações.

Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

O que é Capital Social MEI e como definir?