O que faz um criador de conteúdo digital? dicas para começar na carreira

Criador de conteúdo é uma profissão que está em alta no mercado devido a grande demanda de marcas e influenciadores que desejam melhorar seu posicionamento na internet. Com isso, existem oportunidades em diferentes áreas e com boas remunerações. Acompanhe nosso artigo e entenda melhor o que é um criador de conteúdo digital, principais funções e como iniciar na carreira. 

Também fique por dentro das áreas de atuação desse profissional, além de dicas de plataformas para você conseguir seu primeiro emprego nesse segmento. Vamos lá?


O que é um criador de conteúdo digital?

Antes de saber o que faz um criador de conteúdo, é preciso conhecer essa nova profissão. De maneira simples, ele é o responsável pela produção de informações relevantes e atraentes para um determinado nicho.

O campo de atuação do criador de conteúdo é vasto. Afinal, trata-se de um profissional que desempenha uma importante função nas estratégias de marketing, conseguindo produzir materiais em diversos formatos para empresas e marcas.

Tipos de conteúdo

É possível encontrar conteúdo em diferentes formatos na internet e o criador de conteúdo precisa conhecê-los para decidir em qual deles irá se especializar. Diante disso, confira quais são os principais formatos trabalhados por esse profissional:

Vídeos

Esse é o formato mais popular na internet e vários clientes preferem utilizá-lo para promover a marca. Com esse conteúdo, é possível contar uma história de forma didática e atrativa para o público-alvo.

Além disso, os vídeos podem ser utilizados em quase todos os nichos e publicados em diversas plataformas e redes sociais como:

  • TikTok;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Instagram.

Ao trabalhar com esse formato, o criador de conteúdo pode criar vlogs, vídeos informativos e até reels para o Instagram. É possível deixar a criatividade fluir e produzir materiais que geram grande engajamento.

Áudio

Os podcasts ganham grande destaque nos últimos anos e podem ser utilizados para abordar diversos temas. Aliás, existem até programas de entrevistas criados nesse formato.

O que faz um criador de conteúdo nesses casos é realizar gravações de boa qualidade, que conquistem a audiência. Para tanto, é necessário utilizar bons equipamentos, além de um texto criativo e envolvente.

Textos

Os conteúdos em formato de texto são os que oferecem mais opções para o profissional trabalhar. Afinal, é possível criar materiais em diversos formatos como e-books e posts para redes sociais.

No entanto, para produzir conteúdos de qualidade em formato de textos, os profissionais devem aprender e dominar outras técnicas. O storytelling, copywriting e SEO são alguns exemplos disso.

Habilidades para ser criador de conteúdo digital

Para se tornar um criador de conteúdo digital, é preciso mais do que saber escrever textos criativos. O profissional tem que desenvolver uma série de habilidades para desempenhar bem a sua função, como:

Conhecimentos de SEO

As ferramentas de otimização de mecanismos de busca são fundamentais na elaboração de estratégias de marketing digital. Afinal, contribuem para a melhora do posicionamento do conteúdo em sites de pesquisa como o Google.

Ao conhecer essas ferramentas e a sua aplicabilidade, os criadores de conteúdo podem aprimorar o texto e aumentar as oportunidades de o artigo ficar bem posicionado. Isso inclui adequar o formato da publicação, utilizar as melhores palavras-chave, entre outros elementos.

Atualização constante

Quando o assunto é o que faz um criador de conteúdo, é impossível não falar da atualização constante. O profissional deve ficar atento às mudanças de comportamento do público e às novas tendências no mundo do marketing.

Ao fazer isso, o criador de conteúdo se torna capaz de aumentar o alcance do público-alvo. Também, pode manter o interesse da audiência na marca ou produto que ela oferece.

Organização

O criador de conteúdo precisa realizar muita pesquisa e análise de dados no seu dia a dia. Para gerenciar essa quantidade de informações, o profissional precisa ser bastante organizado. Embora cada profissional possua seu próprio método de organização, existem algumas ferramentas que auxiliam nesse processo como:

  • Agenda;
  • Planilhas;
  • Aplicativos;
  • Bloco de notas;
  • Calendário editorial.

Autenticidade

Diante da variedade de conteúdos, é importante que o profissional valorize a autenticidade das suas produções. Além de estar alinhado com o nicho, o material produzido deve corresponder às necessidades e expectativas do público-alvo.

Mesmo quando se trata de um assunto abordado várias vezes, a forma de transmitir deve ser diferenciada. Isso é o que faz um criador de conteúdo de sucesso para conseguir bons resultados e ganhar destaque entre a concorrência.

Criatividade

Inovar é um grande desafio quando existem milhares de pessoas produzindo conteúdos diariamente para redes sociais, blogs e demais plataformas. Por isso, o profissional deve exercitar a criatividade para elaborar conteúdos relevantes.Ao deixar a criatividade fluir, o criador de conteúdo se torna capaz de dar uma roupagem diferente a um post, vídeo ou texto. E isso pode ser um grande diferencial em meio a tantos outros profissionais da área.

Quanto ganha um criador de conteúdo digital?

Essa é uma dúvida comum de quem pesquisa sobre o que faz um criador de conteúdo. Assim, para quem tem curiosidade de saber quanto ganha esse profissional, os ganhos podem ser bem interessantes.

Geralmente, os criadores de conteúdos trabalham por projetos e podem receber mensalmente em média R$4 mil. No entanto, isso é relativo e depende de vários fatores como o nicho de atuação do profissional, seu nível de captação e a estratégia utilizada para captar clientes.

É comum que os criadores de conteúdo iniciantes recebam uma quantia mais baixa pelos seus serviços, mas esse valor pode aumentar a medida que o profissional ganha autoridade na área e desenvolve suas habilidades.

Para que serve criador de conteúdo?

As pessoas estão sempre em busca de novas informações e novidades na internet. Diante dessa demanda, o criador de conteúdo se tornou fundamental para as empresas e marcas que desejam atrair a atenção do seu público.

O papel desse profissional é produzir conteúdos revelantes e de qualidade. Tal material deve conseguir suprir tanto as necessidades do público-alvo quanto dos algoritmos de busca. Ainda, o criador de conteúdo pode contribuir de diversas formas nas estratégias de marketing digital como:

  • Ajudar na promoção da marca;
  • Estimular o aumento do número de conversões;
  • Melhorar o posicionamento e autoridade da marca;
  • Gerar mais engajamento do público com a marca;
  • Aumentar o tráfego orgânico para o blog, rede social e site da empresa;
  • Construir um relacionamento mais próximo entre a marca e a persona.

Como ser criador de conteúdo?

Trabalhar como criador de conteúdo é uma ótima opção para quem deseja iniciar uma nova profissão. Além da possibilidade de trabalhar pela internet como autônomo e não precisar seguir um horário estipulado pela empresa, essa pode ser uma excelente fonte de renda. Dessa forma, confira abaixo algumas dicas de como se tornar um criador de conteúdo.

Pesquise sobre sua área de atuação

Pesquisar sobre o que faz um criador de conteúdo e quanto esse profissional cobra é o primeiro passo para ingressar nessa área. Portanto, busque informações relacionadas ao trabalho que pretende oferecer. Existem diversas plataformas que oferecem trabalhos de criador de conteúdo como Workana e 99freelas. Basta acessar o site e avaliar como está a concorrência para a sua área e os valores praticados pelos profissionais.

Crie um portfólio online

É comum que as empresas e clientes solicitem algumas produções do criador de conteúdo antes de contratá-lo. Essa é uma forma de conhecer os serviços do profissional e avaliar a qualidade do seu trabalho.

Diante disso, o ideal é criar um portfólio online para apresentar o seu trabalho aos clientes. Existem diversos templates prontos e gratuitos na internet que tornam a exposição do conteúdo e o seu envio: 

  • Behance: o Behance é um site do Adobe desenvolvido especificamente para criação de portfólio online. Nele, os usuários podem criar pastas com seus trabalhos no formato de texto ou imagem;
  • Contently: Contetly é outra platafoma online gratuita para criar portfólios com imagens ou textos. Basta criar a sua conta e divulgar o seu trabalho;
  • Medium: essa plataforma é bastante utilizada por produtores de conteúdo e escritores. O portfólio do Medium tem um layout similar aos blogs, com posts com imagens, mas com a possibilidade de agrupá-los por conteúdo;
  • Wordpress: o Wordpress é um site que permite a criação de portfólios personalizados. Também há possibilidade de criar menus e organizar a página de acordo com seções;
  • Wix: é uma plataforma especializada na criação de sites com templates prontos para criação de portfólios online. O diferencial é que a plataforma é intuitiva e não é preciso ter conhecimentos de programação.  

Trabalhe o seu networking

Para se tornar um bom profissional, é preciso mais que saber o que faz um criador de conteúdo. Investir no seu marketing pessoal e ampliar a rede de contatos e conhecer novos profissionais é uma boa forma de construir a carteira de clientes.

A captação de novos clientes pode ser feita através do cadastro em plataformas especializadas. Além disso, é possível entrar em contato com outros profissionais da área em eventos e cursos de capacitação.

Faça cursos de capacitação

Para se tornar criador de conteúdo, é preciso mais do que produzir materiais criativos e conforme as normas gramaticais. A realização de cursos e capacitações contribui para que o profissional permaneça atualizado com as novas tendências.

Diante disso, para se tornar um profissional bem qualificado, é necessário estudar assuntos relacionados com sua área de atuação, como:

O que faz um criador de conteúdo digital

Afinal, o que faz um criador de conteúdo? O profissional pode desenvolver diversas funções para uma empresa ou cliente. Confira abaixo alguns exemplos de serviços oferecidos pelo criador de conteúdo:

  • Produzir ebooks;
  • Escrever artigos para blog;
  • Elaborar e-mail marketing;
  • Escrever roteiro de vídeo para YouTube;
  • Produzir copy para posts das redes sociais.

Após receber o briefing do cliente, o criador de conteúdo realiza o estudo da persona e desenvolve o planejamento de marketing. Esse processo eleva a qualidade do material produzindo e contribui para o alcance dos objetivos desejados.

Geralmente, o criador de conteúdo trabalha em conjunto com outros profissionais como o Social Media, Gestor de tráfego e Designer gráfico. Assim, é possível produzir materiais criativos e conforme as expectativas da persona.

Criador de conteúdo de mídia social 

Redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn ou TikTok reúnem milhões de usuários no mundo. São plataformas ideais para as marcas prospectarem novos clientes e construírem um relacionamento mais próximo com eles. E o criador de conteúdo de mídia social contribui para isso. 

O profissional é responsável por criar publicações atraentes, capazes de transformar seguidores em compradores. Assim como, conteúdos que direcionem os usuários para outros canais da marca como blog ou outras redes sociais. Em geral, o profissional pode criar conteúdos como:

  • Postagens em texto e imagem;
  • Criação de vídeos; 
  • Campanhas de marketing; 
  • Textos informativos. 

Para ter sucesso nessa área, é importante conhecer bem a persona da marca e criar conteúdos que engajem esse público. Por exemplo, se ele consumir mais conteúdos no formato de vídeo, vale a pena investir em vídeos no Instagram, TikTok ou até mesmo YouTube.

Criador de conteúdo para blogs 

Os blogs são outra área de atuação dos criadores de conteúdo. Nesse caso, o produtor tem como principal missão criar textos atraentes e informativos que consigam converter leitores em fiéis compradores ou fãs da marca. Além disso, esse conteúdo pode ser desenvolvido para fortalecer a autoridade do especialista na internet. 

Os criadores de conteúdo para blogs podem trabalhar para agências de marketing, marcas ou até mesmo por conta própria. Para conseguir bons resultados, o profissional deve dominar bem as práticas de SEO para que o conteúdo seja exibido nas primeiras posições do Google. Também é importante ter um bom conhecimento de marketing de conteúdo para desenvolver textos direcionados para a persona e estágio do funil de cada leitor.

Criador de conteúdo para jogos 

Com a explosão de plataformas de streaming como a Twitch e canais gamers no YouTube, o nicho de games se tornou mais uma área de atuação para produtores. Os criadores de conteúdo para jogos são responsáveis por elaborar roteiros de vídeos e produzir gameplays e vídeos relevantes que viralizem na web e atraiam diversos seguidores. 

Geralmente, os criadores de conteúdo para jogos trabalham por conta própria, com youtubers ou agências especializadas. Para começar nessa carreira, o profissional deve investir em conhecimentos como SEO para YouTube, estratégias de marketing digital, roteiro para vídeos, entre outros. 

Criador de conteúdo para infoprodutos 

Esse criador é o responsável por desenvolver o conteúdo de infoprodutos como, por exemplo, ebooks, podcasts e vídeos. Em geral, eles são direcionados para ensinar uma nova habilidade ou um conhecimento específico para os clientes do infoproduto. Pode ser desde um curso de gestão empresarial ou até mesmo como cuidar das plantas. 

O criador de conteúdo pode atuar em agências de marketing ou ser contratado diretamente pelo infoprodutor.  Com o crescimento de plataformas de afiliados como Hotmart, blogs e de influenciadores digitais, a demanda por esse profissional tem se tornado cada vez mais alta. 

Ferramentas para criadores de conteúdo 

Criar conteúdo relevante e atrativo para internet exige muita pesquisa e trabalho de qualquer profissional de marketing. A boa notícia é que existem plataformas e ferramentas destinadas a produtores de conteúdo que tornam esse processo mais fácil. Veja a seguir quais são as principais delas e comece hoje mesmo. 

  • Ubersuggest: esse site permite pesquisas de palavras-chave e informa o volume de busca e CPC de cada termo consultado. É gratuito e ideal para produtores de conteúdo pesquisarem as palavras-chave mais relevantes para o seu texto. Também disponibiliza uma extensão desse recurso para Google Chrome;
  • Answer The Public: é uma boa ferramenta para o planejamento do conteúdo. Esse site exibe quais são as principais perguntas e dúvidas das pessoas na internet sobre uma determinada palavra-chave. 
  • Google Trends: o Google Trends é uma ferramenta que exige o volume de busca de uma determinada palavra-chave. Também permite que o usuário segmente o resultado por uma determinada região ou período. 
  • Canva: o Canva é um site e aplicativo desenvolvido para criação de designers gráficos online. A plataforma é gratuita e oferece modelos prontos ou personalizáveis para posts em redes sociais, infográficos, apresentações, mídia kits e muito mais. 
  • Pixabay: é um banco de imagem gratuito com milhares de fotos e vídeos de diversos temas. Os produtores de conteúdo podem fazer a transferência das imagens e usá-las em campanhas, pois são livres de direitos autorais. 

Além dessas plataformas online, o produtor pode usar os recursos disponíveis pelas próprias redes sociais ou blogs para criar conteúdos mais relevantes e atrativos para o público. Geralmente, são ferramentas gratuitas e que geram um bom engajamento do conteúdo. 

Dicas finais

Agora que você sabe o que é um criador de conteúdo digital e quais são as principais áreas de atuação desse profissional, o próximo passo é colocar nossas dicas em prática e alavancar sua carreira. 

Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

O que é Capital Social MEI e como definir?