O Nubank é uma empresa de serviços financeiros que foi criada com objetivo de desburocratizar o setor. Com a criação do cartão de crédito e da NuConta, a fintech oferece soluções que facilitam o processo de compra e administração financeira de seus clientes.
O cartão de crédito do Nubank é o serviço mais conhecido e utilizado da empresa, permite compras dentro e fora do país, sem o pagamento de anuidade. Apesar das facilidades que proporciona, muitas pessoas apresentam dúvidas sobre a utilização da NuConta e do cartão de crédito. É possível fazer transações internacionais com os serviços do Nubank? Veja as respostas neste artigo.
Como fazer compras no exterior utilizando o Nubank?
A NuConta é o serviço financeiro mais recente do Nubank. É movimentada por meio do aplicativo, não conta com taxas de manutenção e permite transferências para todos os bancos brasileiros de forma gratuita.
Ainda em desenvolvimento, a NuConta não oferece alguns recursos, como a transferência para contas no exterior. Também não recebe pagamentos em outras moedas. Para utilizá-la fora do país, é necessário transferir de uma conta brasileira, em reais. Com isso, não é possível realizar compras no exterior e pagar na função débito, fazer saques em outros países ou transferir o dinheiro para uma conta estrangeira.
A alternativa para os clientes do Nubank é utilizar o cartão de crédito. Nesse caso, o cliente deve acessar o aplicativo em seu smartphone e ativar o aviso-viagem. Depois, é só utilizar o cartão em todas as compras e operações realizadas na viagem.
Recentemente, a empresa divulgou o fim da variação cambial para compras realizadas em viagens e sites internacionais. Isso quer dizer que as compras realizadas com o cartão vão considerar o último dia útil antes da compra para o registro da cotação e não mais o dia do fechamento da fatura.
Depois de concluir a compra, o cliente pode conferir no aplicativo do Nubank uma projeção do valor final da compra em reais. Em geral, o estabelecimento pode levar até 7 dias para processar a compra.
Quando o processamento de compra for realizado, o Nubank registra o dólar do dia e considera a cotação do dia útil anterior. Dessa forma, o cliente não tem surpresas na hora de pagar a fatura.
De acordo com as novas determinações do Banco Central, todos os bancos deverão começar a seguir esse mesmo modelo de cobrança até 2020.
Quais são as taxas cobradas nas transações internacionais feitas com o Nubank?
Todos os cartões de crédito contam com taxas para as transações realizadas dentro e fora do país. A principal diferença entre essas cobranças é que dentro do país as taxas são sobre o valor em real e no exterior sobre o valor da moeda internacional. No caso de viagens e compras fora do país, é fundamental estar atento para essas cobranças e evitar surpresas.
Mesmo com o fim da variação cambial, o Nubank ainda utiliza algumas taxas que são padrão no mercado financeiro para operações internacionais. Veja quais são a seguir:
- Dólar: taxa PTAX Venda, do Banco Central, referente ao dia útil anterior ao processamento da sua compra;
- Spread: 4% aplicado sobre a cotação do dólar;
- IOF (Imposto de Operações Financeiras): 6,38% aplicado sobre o valor da compra processada em reais.
Ou seja, no momento do processamento da compra, o Nubank vai considerar a cotação do dólar no dia útil anterior à compra, mais 4% sobre esse valor e 6,38% sobre o valor convertido em reais.
Opção para pagamentos internacionais: Remessa Online
Pagar por serviços internacionais como cursos, aluguel de imóveis, tratamento médico ou outros pelo cartão de crédito acaba saindo mais caro e complicado. Vários desses pagamentos sequer podem ser feitos por cartão de crédito, por conta do elevado valor.
A melhor opção é pagar esses serviços por meio de transferência internacional. Ao fazer o pagamento pela Remessa Online, você paga apenas 0,7% de spread e 0,38% de IOF. Além disso, o dinheiro cai na conta de destino em até um dia útil. Faça seu cadastro e experimente.
Resumindo:
A única opção disponível para fazer pagamentos internacionais com o Nubank é pelo cartão de crédito, que é internacional.
O Nubank cobra a PTAX do dia anterior mais um spread de 4%.
O IOF cobrado sobre compras internacionais feitas por cartão de crédito é 6,38%.