Com o surgimento e expansão dos serviços de streaming de música, a indústria fonográfica e os profissionais do setor viveram uma grande transformação na forma como o seu trabalho é consumido pelo público. Indicadores como o play no Spotify viraram métricas no mercado.
Existem, porém, algumas polêmicas envolvendo o assunto, principalmente porque alguns artistas questionam essa forma com que seus royalties são pagos.
O Spotify já se manifestou publicamente a respeito do assunto, informando que os royalties são repassados de forma correta para as gravadoras, sendo estas, as responsáveis pelo repasse dos valores aos seus artistas.
Polêmicas à parte, neste artigo, você vai entender como funciona o sistema de pagamento de artistas no Spotify, o chamado “pagamento por play” e quais são as principais questões envolvendo o assunto. Acompanhe e entenda!
A expressão royalties origina-se do termo inglês “royal”, e pode ser entendida como “daquilo que pertence ao rei”. O termo está associado aos direitos autorais, é previsto na legislação brasileira e também nas normas internacionais.
Nesse sentido, a palavra é utilizada para designar o valor pago ao detentor de uma obra, produto, marca, patente, pelos direitos de uso, exploração, distribuição ou comercialização por terceiros.
Ou seja, os detentores ou proprietários dos direitos de uma determinada música recebem porcentagens dos lucros obtidos por aquele que distribui sua obra para o consumidor final.
O Spotify é um serviço de streaming fundado em 2006 na Suécia, mas que só foi lançado oficialmente para o mercado em outubro de 2008. Com mais de dez anos de existência, ele é hoje um dos serviços de música mais populares e utilizados em todo o mundo.
Desde o seu surgimento, os serviços de streaming vêm transformando o mercado e a forma como as pessoas consomem filmes, séries e música.
Foi exatamente por isso que a indústria fonográfica sofreu grandes transformações nos últimos anos.
Para colocar suas músicas no Spotify e ganhar a remuneração pelo número de reproduções, um processo simples é requerido.
Também chamada de agregadora, a distribuidora vai funcionar como uma intermediadora entre o artista e o Spotify, sendo que, para isso, vai cobrar uma taxa ou percentual dos ganhos.
Vale dizer que é importante escolher uma agregadora que ofereça uma boa condição de ganhos para que seu play no Spotify não fique comprometido.
O próximo passo é cadastrar o álbum ou single na agregadora com todas as informações solicitadas para contabilizar seu play no Spotify. As informações de gênero, compositor e outros dados vão ajudar nas futuras pesquisas dos usuários.
Agora é hora de fazer o upload do arquivo da música que, por critério das plataformas de streaming, deve estar no formato .wav, que oferece uma qualidade de som maior.
Além disso, também é o momento de fazer o upload da imagem que representará seu álbum ou single.
Depois de todo o processo na agregadora, é preciso selecionar em quais plataformas de streaming a música será tocada. Vale à pena, inclusive, usar o play no Spotify como referência para a comparação das vantagens que cada uma delas oferece.
Para que você possa promover suas músicas, ganhar usuários que acompanham suas obras e tocam suas músicas, é importante ter um perfil profissional que vai trazer outras informações sobre você, como artista e também seus CDs, singles e discos lançados.
Isso vai ajudar na promoção, certo? Contudo, com a quase extinção dos CD’s e dos discos, como os profissionais passaram a receber os royalties pelas suas obras?
O Spotify realiza pagamentos por play, ou seja, por reprodução. Em 2017, os valores que eram transferidos pelas gravadoras era de US$ 0,0038 por play.
Entretanto, no início de 2018, o serviço de streaming aumentou seus pagamentos para US$ 0,00397. Com isso, a cada 1.000 reproduções, o valor repassado para a gravadora é de aproximadamente US$ 3,97.
Não existem informações atualizadas no site da empresa, entretanto, segundo algumas especulações, estima-se que o valor pago pela empresa em 2019 esteja na faixa de US$ 0,0049 por play. Para o artista, é repassado cerca de 50% desse total, ou seja, o equivalente a US $ 0,0024 por cada stream.
Esta é sem dúvida uma das questões mais polêmicas quando se fala em serviços de streaming. Artistas que têm contratos com gravadoras e plataformas como o Spotify não precisam investir em marketing, já que as empresas ficam responsáveis pela responsabilidade de divulgação. Desta forma, o seu investimento é muito mais baixo.
Assim, muito embora os artistas que não tem contrato assinado podem ganhar mais por CD vendido ou por reprodução, eles têm o ônus de arcar sozinhos com os custos de marketing, divulgação, entre outros.
Uma solução para os artistas independentes são as plataformas de distribuição eletrônica de música que também pagam como o Play no Spotify.
As recomendadas pelo Spotify são a DistroKid, CDBaby e EmuBands. Tanto a DistroKids quanto a EmuBands pagam por transferência internacional. O processo de recebimento é muito similar ao do Google Adsense, inclusive a natureza é a mesma.
Este ano o Spotify anunciou um programa, ainda em beta, que permitirá aos músicos independentes publicarem suas músicas diretamente na plataforma. No momento, os músicos só podem participar desta iniciativa por meio de um convite feito pelo próprio Spotify.
É muito difícil afirmar qual modelo é mais vantajoso para o artista, ou ainda, que o Spotify pode ser a opção mais vantajosa.
O que se sabe é que a plataforma já ultrapassou o número de 100 milhões de usuários pagantes — contas premium. O total de usuários, no mesmo período, atingiu o patamar de 217 milhões. São muitas oportunidades de ganhos com o play no Spotify, não é mesmo?
Além disso, existem outras alternativas no mercado, que ofertam diferentes valores de pagamento por play. O que o artista precisa avaliar é o número de usuários e a possibilidade de alcançar o maior público possível.
Agora que você já domina a parte técnica, é hora de criar sua estratégia para aumentar o play no Spotify, não é mesmo? Então, aqui vão algumas dicas:
O trabalho para crescer, divulgar e conquistar os fãs é constante e precisa ser cercado de alguns cuidados para não desafinar. Veja a seguir os erros que você não pode cometer.
Plataformas como o Spotify ajudam a divulgar e trazer ganhos para artistas famosos ou, nem tanto. Mas, para ter um bom resultado, é preciso ter alguns cuidados. Entre eles, podemos citar:
Então, agora que você já sabe quanto um artista ganha com o play no Spotify, pegou algumas dicas para promover seu trabalho no streaming e entendeu quais erros devem ser evitados, agora é hora de partir para a parte prática dos ganhos.
Você vai precisar de uma solução de transações internacionais para receber seus ganhos com o play no Spotify. É claro que segurança e taxas reduzidas são fundamentais para a parceria, certo? Nesse sentido, a Remessa Online é essencial para você. Entre no site e saiba como ela pode ajudar.
Serviço de streaming de música mais popular do mundo. Oferece serviços gratuitos e serviços de assinatura.
Refere-se ao valor pago ao detentor de uma obra, produto, marca, patente, pelos direitos de uso, exploração, distribuição ao comercialização da sua criação. No caso da indústria fonográfica, refere-se ao percentual que o artista recebe pela distribuição das suas músicas.
Oficialmente, sabemos que o valor pago pelo Spotify no início de 2018, o serviços de streaming aumentou seus pagamentos para US$ 0,00397. No entanto, estima-se que esse valor foi atualizado para US$ 0,0049.
Para incluir uma música no Spotify, é preciso escolher uma agregadora, preencher os dados, fazer o upload da música, escolher o streaming, fazer ou mudar seu perfil para Startups for Artists e publicar seus projetos musicais.
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