Playbook: o que é e para que serve essa ferramenta?

Uma empresa deve funcionar com todas as partes cooperando entre si, de forma guiada e conjunta. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, existe o playbook, um guia para descrever tarefas e estratégias em um negócio.

Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor o que é e para que ele serve. Ainda, veja dicas para criar um para sua empresa. Confira!

O que é um playbook?

Playbook é um guia que inclui a descrição de etapas, estratégias e detalhes para a execução de um processo ou atividade em uma empresa. O documento deve ser atualizado constantemente, sempre que algo novo surge ou um processo mude, para ter sua função garantida. 

O playbook mais comum é o de vendas, que nada mais é do que um guia que orienta a equipe do setor com informações necessárias para a realização do trabalho.

Para que serve um playbook de vendas?

O playbook de vendas serve para guiar os vendedores de uma empresa a trabalhar conforme as normas e os objetivos do negócio. Ele funciona como uma espécie de manual de vendas, tanto para iniciantes quanto experientes, com informações que contribuem para a padronização de processos, o engajamento da equipe, a adaptação da venda ao modelo de cliente e o impulsionamento de conversão.

Informações para inserir em um playbook de vendas

  • Forma de relacionamento com os clientes.
  • Principais pontos de venda.
  • Como prospectar clientes.
  • Comportamento em reuniões.
  • Informações dos principais clientes e público-alvo.
  • Ações realizadas em cada etapa do canal de vendas.

Quais os benefícios do playbook para as empresas?

  1. Estabelece regras e rotinas claras para ter processos padronizados.
  2. Qualifica colaboradores e processos relacionados à prática de venda e pós-venda.
  3. Promove um maior engajamento dos colaboradores com a empresa.
  4. Nivela os discursos da área de vendas com o posicionamento do negócio no mercado.
  5. Contribui para o aumento da taxa de conversão de leads para vendas.
  6. Promove uma gestão empresarial mais prática.
  7. Define com clareza as metas a serem atingidas.
  8. Estabelece o funil de vendas, com gatilhos e regras.
  9. Direciona a equipe para melhorar seu desempenho.

Por que manter seu playbook de vendas atualizado?

Manter o playbook de vendas atualizado é importante para corrigir erros e ineficiências do setor, além de garantir que os colaboradores fiquem atualizados com novas práticas e abordagens para potencializar o processo de vendas. O playbook também contribui para que empresas aproveitem as oportunidades que surgem.

Com isso, o playbook fornece à equipe de vendas ferramentas úteis, recentes e condições adequadas para obter oportunidades de vendas e fechar transações.

Como montar um playbook?

1. Escolha um formato de apresentação do playbook que facilite a leitura 

Para garantir que os colaboradores entendam o playbook, é necessário que ele tenha um formato que facilite a leitura. Para isso, você pode usar a apresentação de slides ou criar um documento em PDF. Adicionar imagens, vídeos, gráficos e textos curtos para apresentar conceitos, processos e estratégias também é uma boa opção.

2. Insira informações sobre a empresa para garantir alinhamento nas vendas

No playbook é importante apresentar a empresa para a equipe e mostrar seu posicionamento. Esse pode ser um diferencial importante na hora de abordar um cliente e ter discursos alinhados entre os colaboradores.

Informações da empresa para inserir no playbook:

  • missão, visão e valores;
  • histórico e cultura da empresa;
  • nicho em que atua;
  • desafios do mercado;
  • concorrentes.

3. Faça uma apresentação dos setores da empresa para engajar os colaboradores

Apresente como funciona a empresa na totalidade. Insira no playbook um organograma e fluxograma dos principais processos de cada setor. Assim, todos os colaboradores conhecerão a empresa, facilitando o entendimento do seu funcionamento para fazer vendas alinhadas.

4. Escreva informações detalhadas sobre a área de vendas

Ao escrever informações detalhadas sobre a área de vendas no playbook, apresente o funil de vendas e suas etapas, além de todas as características da persona e de sua jornada de compra. Também devem ser expostos os canais de captação de cliente, estratégias de como abordá-lo, além de um pequeno roteiro de vendas para auxiliar os vendedores durante qualquer negociação.

Exiba informações e atividades importantes que devem ser realizadas e indique claramente como funciona o sistema de CRM da empresa.

5. Detalhe quais são as métricas a serem alcançadas e relatórios utilizados

Um dos objetivos do playbook é direcionar o colaborador para o caminho desejado. Por esse motivo, é importante detalhar quais são as métricas utilizadas para fazer a análise de resultados. Assim, o próprio funcionário pode acompanhar seu desempenho do dia a dia e melhorá-lo sempre que possível.

6. Armazene o playbook em um local em que todos têm acesso

Ao concluir o playbook, armazene-o em um local em que toda a equipe tenha acesso. Certifique-se de que todos os colaboradores leram e colocaram o conteúdo em prática. Da mesma forma, ele deve ser apresentado a novos integrantes do time.

Vale a pena montar um playbook?

Montar um playbook contribui para uma padronização de processos, impulsionamento de conversão e adaptação da venda a cada tipo de cliente. Ele funciona como um guia estruturado para procedimentos operacionais, promovendo consistência e eficiência, especialmente em ambientes em que múltiplas pessoas compartilham responsabilidades.

Portanto, a criação de um Playbook pode ser uma estratégia valiosa para otimizar processos, fortalecer a performance do seu time e alavancar vendas.

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Resumindo

O que seria playbook?

Playbook é um guia que inclui a descrição de etapas, estratégias e detalhes para a execução de um processo ou atividade em uma empresa. O documento deve ser atualizado constantemente, sempre que algo novo surge ou um processo mude, para ter sua função garantida.

Como fazer um playbook?

1. Escolha um formato de apresentação do playbook que facilite a leitura.
2. Insira informações sobre a empresa para garantir alinhamento nas vendas.
3. Faça uma apresentação dos setores da empresa para engajar os colaboradores.
4. Escreva informações detalhadas sobre a área de vendas.
5. Detalhe quais são as métricas a serem alcançadas e relatórios utilizados.
6. Armazene o playbook em um local em que todos têm acesso.

Quais tópicos devem estar descritos no playbook de vendas?

– Forma de relacionamento com os clientes.
– Principais pontos de venda.
– Como prospectar clientes.
– Comportamento em reuniões.
– Informações dos principais clientes e público-alvo.
– Ações realizadas em cada etapa do canal de vendas.

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