Quer saber como se tornar um YouTuber? Separamos 8 dicas para quem quer ser criador de conteúdo no YouTube. A plataforma é um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo, com vídeos de conteúdos bastante variados. Em ranking divulgado em 2021, o YouTube está em 2º lugar na lista de redes sociais mais usadas no Brasil com 127 milhões de usuários, perdendo apenas para o Facebook. Em todo o mundo, são mais de 2,3 bilhões de usuários ativos.
Portanto, se você quer aproveitar a rede social para gerar conteúdo e monetizar seu conhecimento, confira o artigo abaixo. Vamos lá?
Certamente, o YouTube é a principal rede social de vídeos online dos últimos anos. Como já mencionamos anteriormente, são mais de 2,3 bilhões de usuários ativos no mundo, 127 milhões apenas no Brasil, e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados todos os dias.
E para abastecer tamanha demanda, os produtores de conteúdo do YouTube precisam bastante criativos e gerar conteúdo de qualidade e frequência. Com tanta competição, em especial alguns nichos mais específicos, é preciso se diferenciar para ganhar autoridade, seguidores e, claro, dinheiro.
Mas afinal, quanto ganha um youtuber? Para se ter ideia, o criador de conteúdo infanto-juvenil Pedro Afonso Rezende, ganhou uma média mensal de R$ 119 mil em 2020 com seu canal de 13 milhões de escritos. Felipe Neto, por sua vez, possui um canal com mais de 15 milhões de inscritos e ganhou cerca de R$100 mil por mês em 2020.
Gostou dos números? Então para quem quer ser criador de conteúdo no YouTube, confira as nossas dicas abaixo e se destaque:
A primeira dica é ter um canal relevante, com conteúdo que você domine e seja realmente atrativo para seu público. O tema pode ser variado, desde que você saiba sobre o que está falando.
Além disso, escolha um nome que chame a atenção, seja fácil de lembrar e de falar. Uma dica bacana é que esse nome pode ser o seu próprio ou outro que seja atraente.
Para crescer no YouTube, você precisa de um conteúdo de qualidade e estratégico. Por isso, forneça conteúdos que possam trazer benefícios ou valor agregado. Ainda que seja entretenimento, deve se destacar dos concorrentes.
Mas qual formato de conteúdo produzir? Isso irá depender do canal que você tem. Para ajudar, algumas opções são:
Quem quer ser criador de conteúdo no YouTube também precisa criar empatia, fazer com que o público interaja positivamente com o seu vídeo. Um usuário ativo quase sempre é sinônimo de conteúdo de qualidade, tanto aos olhos do mecanismo de pesquisa quanto aos olhos de outros usuários. Geralmente, a criação de um vínculo com seu público leva à lealdade, o que é essencial para o crescimento do canal.
Além de um bom conteúdo, é preciso também focar na qualidade do vídeo, o áudio e a iluminação, já que esses desempenham um papel fundamental para manter a atenção do usuário. Afinal, ninguém gosta de ficar assistindo um vídeo escuro, com qualidade ruim ou mesmo que não dá para ouvir direito o que a pessoa está falando, não é mesmo?
Sendo assim, você deve investir em boas ferramentas multimídia. É claro que se estiver começando, não precisa comprar equipamentos profissionais, mas você pode fazer adaptações para ter o melhor. Para fazer bons vídeos você deve ter:
Lembre-se de que envolver o espectador durante os primeiros 5/10 segundos aumenta seu envolvimento durante toda a duração do vídeo. Se o espectador não se sente atraído desde os primeiros momentos, ele pode parar de assistir seu vídeo. Para isso, otimize os primeiros 15 segundos descrevendo de forma concisa e cativante sobre o que você vai falar e quais são os objetivos do vídeo.
Também, evite fazer vídeos excessivamente longos porque o espectador pode desistir de assistir antes de acabar.
Além de quantidade e qualidade, você precisa ter inscritos e visualizações em seu canal. A rede social tem muitos usuários, o que faz você ter muito público em potencial, mas também concorrentes. Por isso, é preciso siga algumas dicas:
Como dissemos, as visualizações são importantes, mas não são a única métrica. Você também deve buscar por curtidas, comentários e compartilhamentos. Essas métricas são importantes para você entender o sucesso ou não do seu canal.
Aliás, você também pode utilizar a estratégia de call to action (chamada para ação) no vídeo, em que convida o espectador a realizar ações como compartilhar, comentar ou fazer perguntas simples, assim estará incentivando o engajamento.
Quem quer ser criador de conteúdo no YouTube também quer ganhar dinheiro com a plataforma. Você pode fazer isso de diversas formas como anúncios e divulgação.
Mas uma das principais formas de monetizar com o YouTube é com os pagamentos da própria plataforma, o chamado YPP (YouTube Programa de Parceria), que remunera seus parceiros. O pagamento é feito pelo CPM (Custo Por Mil visualizações) e cada canal tem um valor de CPM definido pelo próprio YouTube.
A plataforma também disponibiliza outras ferramentas para monetização como clube de membro ou Super Chat e Super Stiker durante as lives. Veja aqui mais detalhes sobre como ganhar dinheiro com o Youtube.
Se você quer ser um criador de conteúdo no Youtube e monetizar seu canal, confira neste artigo como sacar dinheiro do Youtube.
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