Aqui no Brasil, o Banco Central divulgou a ata da reunião de política monetária com detalhes de sua última decisão, além de ter oficializado o PIX. Acerca do da decisão do Comitê de Política Monetária, que reduziu a Selic de 2,25% para 2% ao ano, o órgão sinalizou o fim do ciclo de cortes no documento.
Contudo, dada a pandemia, o Copom sinalizou que “se houver a necessidade de corte, o espaço remanescente será pequeno.” Mas para além da política monetária que, de algum modo, já estava no radar do mercado, a grande novidade foi a oficialização do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.
Diferentemente de outros sistemas de pagamentos instantâneos ao redor do mundo baseados em blockchain, o PIX utiliza tecnologia própria e centralizada nas mãos da autoridade monetária brasileira. O lançamento foi confirmado para 16 de novembro e o início do registro das Chaves Pix será a partir de 5 de outubro.
Ponto alto da semana foi a chamada “debandada” do Ministério da Economia. A saída do secretário de desestatização e do secretário de desburocratização impactaram a imagem do ministério e do próprio ministro, Paulo Guedes, que atua como uma âncora importante para as expectativas do mercado junto ao governo. O movimento pegou investidores de surpresa.
Por fim, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a vice em sua chapa, a senadora Kamala Harris. A participação de Harris foi um claro aceno ao eleitorado negro e feminino, cujo apoio pode ser decisivo após uma série de conflitos em território estadunidense.
Cabe destacar que Harris é uma ferrenha crítica do governo brasileiro e, portanto, sua indicação e eventual vitória da chapa democrata sinaliza uma mudança de rota e dificuldades no relacionamento com o Brasil.
Assim, a moeda americana abriu a semana, na segunda-feira (10), cotada a R$ 5,4395, patamar 4,16% maior em comparação com a abertura da semana anterior; por outro lado, nesta sexta-feira (14), a moeda americana abriu cotada a R$ 5,4075.
Portanto, vimos uma apreciação do Real de 0,59% ao longo desta semana, e uma abertura 1,17% maior nesta sexta-feira do que a abertura da sexta-feira da semana anterior.
Voltar para De Olho no Câmbio #84