Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,8700 na segunda-feira (08/jan), um nível 0,4% superior à abertura da semana anterior (01/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (12/jan) cotado a R$4,8679, patamar similar à abertura da sexta-feira anterior (08/01). Entre as aberturas desta sexta (12/jan) e da segunda-feira da semana anterior (01/jan), vimos uma desvalorização do real em relação ao dólar de 0,3%.
Tanto no Brasil quanto nos EUA, a semana foi marcada pela divulgação dos principais índices de preços.
Superando todas as expectativas dos mercados, o IPCA de dezembro registrou um avanço de 0,56%. O resultado foi puxado principalmente pelos preços dos alimentos, que registraram alta de 0,79%, e foram responsáveis por 0,17 p.p. da variação do indicador.
A despeito da aceleração, o IPCA acumulado de 2023 apresentou uma variação de 4,62%, estando dentro do intervalo de metas do Banco Central, cujo teto é de 4,75%.
Os EUA, por sua vez, foram surpreendidos pelos números do IPC de dezembro. Assim como no caso brasileiro, o indicador de inflação superou as expectativas ao variar 0,3% em dezembro.
Com o resultado, é possível que os mercados alterem suas perspectivas acerca da política monetária americana. Dessa forma, surge a chance de que o Fed opte por manter os juros no patamar atual por um período mais prolongado, o que favorecerá a valorização do dólar frente ao real.
Confira no De Olho no Câmbio #259 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!