Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,2087 na segunda-feira (23/jan), um nível 2,2% maior que a abertura da semana anterior (16/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou trajetória de baixa ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (23/jan) cotado a R$5,0706 – patamar 1,9% menor que a abertura da sexta-feira anterior (20/jan). Entre as aberturas desta sexta (27) e da última segunda-feira (23) vimos uma valorização do Real de aproximadamente 2,7%.
A moeda brasileira ensaiou um movimento de valorização em relação ao dólar nesta última semana, refletindo, sobretudo, uma melhora no clima de incerteza em ambiente global.
A aversão ao risco diminuiu um pouco depois que algumas apostas passaram a orbitar a possibilidade de a China crescer um pouco mais rapidamente em 2023, refletindo a retirada de diversas das medidas de restrição de mobilidade aplicadas no âmbito da política de Covid zero no país.
Além da expectativa em relação à China, os dados vindos dos Estados Unidos foram animadores, mas os impactos dos números publicados sobre o mercado de câmbio no Brasil ainda são incertos.
Primeiro veio o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informar que o PIB havia crescido a uma taxa anualizada de 2,9%, ante expectativa de 2,6% de expansão vinda do mercado. Depois foi o Departamento de Trabalho que publicou o menor volume semanal de pedidos de seguro-desemprego desde abril de 2022, o que mostra que além do crescimento já registrado pela leitura preliminar do PIB de 2022, a maior economia do mundo continua em ritmo de expansão em janeiro de 2023.
Com isso, crescem as incertezas em relação ao comportamento do do banco central norte-americano e, consequentemente, em relação ao comportamento das moedas não-conversíveis como o real.
Confira no De Olho no Câmbio #209 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!