Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0496 na segunda-feira (24/abr), um nível 2,65% maior que a abertura da semana anterior (17/abr). A cotação da moeda estrangeira registrou aumento ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (28/abr) cotado a R$4,9785 – patamar 1,99% menor que a abertura da sexta-feira anterior (21/abr). Entre as aberturas desta sexta (28) e da última segunda-feira (24), vimos uma valorização do Real de aproximadamente 1,41%.

Há uma semana da próxima superquarta, os últimos dias trouxeram dados econômicos importantes. A começar pelo Brasil, o IPCA-15 — considerado a prévia da inflação oficial do país — ficou em 0,57% em abril, de acordo com o IBGE. O índice desacelerou na comparação com março (0,69%).

Adicionalmente, o IGP-M de abril caiu 0,95% em abril e colocou a inflação acumulada em 12 meses no menor nível desde o começo da série histórica, em 1989. Enquanto isso, a Pesquisa Mensal de Serviços mostrou retomada do setor em fevereiro, com avanço de 1,1% na margem.

Nos EUA, a primeira leitura preliminar do PIB apontou variação anualizada de 1,1% ante expectativa de expansão de 2,0%. Uma atividade econômica mais modesta, embora ainda em expansão, coloca mais um ponto de interrogação na cabeça dos agentes do mercado em relação à trajetória dos juros. 

Por fim, o Personal Consumption Expenditures Price Index (PCE), que mede os dados de renda e consumo das famílias dos EUA referente ao mês de março subiu 0,1% entre fevereiro e março e registrou alta anual de 4,2%, após o avanço de 5,1% registrado na leitura anterior. 

Dados econômicos mais fracos do PIB colaboram para um movimento de valorização da moeda brasileira, como vimos esta semana. 

Confira no De Olho no Câmbio #222 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #301: Escalada interminável da moeda americana

Federal Reserve de olho no payroll

Trajetória da dívida pública e taxa de desemprego são os dados do dia