Está com dúvidas se o rodízio em SP no Natal e Ano Novo de 2024 vai seguir normalmente? Desrespeitar o rodízio na capital paulista pode gerar multa e perda de pontos na CNH, por isso, você deve saber exatamente como ele funciona, mesmo durante as festas de fim de ano.
Acompanhe o texto abaixo e entenda como funciona o rodízio em SP no Natal e no Ano Novo e quanto ele deve ser suspenso.
Não tem rodízio SP entre Natal e Ano Novo, permitindo que os carros circulem sem restrições de horário no centro expandido durante esse período. Isso porque, durante o período de festas e férias escolares, o número de carros na capital paulista tende a ser menor.
Porém, o rodízio continua valendo para veículos pesados, como caminhões, que seguem com restrições nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e ao Fretamento (ZMRF).
O rodízio em SP entre Natal e Ano Novo deve ser suspenso a partir de 20 de dezembro de 2024. No entanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) ainda não divulgou o calendário oficial da Prefeitura de São Paulo para o rodízio municipal neste período.
Em geral, o rodízio SP em dezembro é suspenso após o Natal e retorna após a primeira semana de janeiro do ano seguinte.
Historicamente, a suspensão começa entre após 20 de dezembro. Mas, você pode acompanhar as datas no site da SMT que divulga todas as suspensões do rodízio em São Paulo.
Não. O dia de Natal é um feriado nacional e, portanto, sempre há a suspensão do rodízio, seja na Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) como na Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC).
De acordo com o Decreto 37.085, de 03 de outubro de 1997 e Decreto 49.800, de 23 de julho de 2008, o Rodízio Municipal de Veículos Automotores (automóveis e caminhões) não vigora aos feriados.
Não. Dia 1 de janeiro é feriado nacional do Dia da Confraternização Universal e, portanto, também não há rodízio vigente.
Além disso, em geral, o dia 31 de dezembro (último dia do ano) fica incluso na suspensão do rodízio SP Natal e Ano Novo e também não tem rodízio.
O rodízio em São Paulo acontece das 7h às 10h, e de 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na capital paulista. Neste período, considerado horário de pico, carros e caminhões não podem circular nas vias públicas, na região chamada de Centro Expandido da cidade, conforme a placa de cada veículo. Dessa forma, espera-se diminuir a circulação de veículos na capital paulista, especialmente nas zonas centrais, melhorando o fluxo do trânsito.
As isenções estão previstas no artigo 3º, Cap. II do Decreto 58.584/18. Você pode conferir a lista completa de veículos isentos do rodízio em São Paulo no site da prefeitura.
A multa por desrespeitar o rodízio em São Paulo é de R$ 130,16 e, como é considerada uma infração grave, o condutor perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vale lembrar que veículos de qualquer lugar podem ser multados pelo rodízio em São Paulo. Isso porque a lei estabelece as regras para a circulação na cidade, independente da cidade ou estado de origem do veículo.
Não. Entre o Natal e o Ano Novo, o rodízio de carros de passeio fica suspenso, permitindo a circulação sem restrições de horário no centro expandido. Mas, o rodízio para veículos pesados continua.
A previsão é que o rodízio seja suspenso a partir de 20 de dezembro de 2024. No entanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) ainda não divulgou o calendário oficial.
Não. O dia de Natal (25 de dezembro) e dia de ano novo (1 de janeiro) são feriados nacionais e, portanto, o rodízio municipal não é aplicado. Além disso, geralmente as datas são incluídas na suspensão do rodízio.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…