Quem pretende investir em negócios de SaaS, com certeza tem muito a ganhar! Isso porque o mercado mundial de serviços em nuvem pública tem crescido consideravelmente nos últimos anos.
Segundo estimativas da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria, até o final de 2021, esses serviços devem crescer 23,1%, totalizando US$ 332,3 bilhões. Em 2022, a expectativa é que esse valor aumente ainda mais e chegue em US$ 397,4 bilhões
E não acaba por aí! Dentre todos os serviços de nuvem pública, o de Software como Serviço (SaaS) é o maior segmento. Assim, a previsão é que, em 2022, o volume de assinaturas em SaaS movimente sozinho US$ 145,3 bilhões do mercado.
Se você ainda tinha alguma dúvida sobre investir ou não nessa área, os números acima dão boas razões para compreender que esse pode ser sim um bom nicho.
Por isso, pensando em te ajudar a criar o seu negócio, a Remessa Online preparou um conteúdo completo sobre o SaaS, seus benefícios e funcionalidades. Continue a leitura para saber mais e conseguir um bom retorno na área!
Afinal, o que é Saas?
O SaaS (Software as a Service ou, em português, Software como Serviço) consiste em um modelo de comercialização e distribuição de softwares e soluções de tecnologia utilizados exclusivamente na internet.
Isso quer dizer que o cliente não precisa instalar e atualizar o software em seu dispositivo, seja computador ou mobile, para utilizá-lo. Basta acessar o ambiente online, conhecido como nuvem, para ter acesso a todo o serviço.
A empresa SaaS, ou seja, aquela que fornece o serviço é responsável por toda a infraestrutura do software, como servidores, conectividade e segurança de dados.
Como funciona esse modelo de vendas?
Como mencionamos, o modelo de vendas e distribuição SaaS não requer a instalação de programas, pois ele é feito de forma online, através da nuvem.
Isso quer dizer que o cliente não precisa comprar a licença do produto para usá-lo, como ocorre nos softwares tradicionais.
Nesse sentido, o regime de contratação do SaaS é realizado sob assinaturas, nas quais o direito de usufruir o serviço é concedido ao consumidor pelo tempo em que ele definir, que pode ser mensal, trimestral, anual, entre outros.
Além disso, o cliente não precisa adquirir todos os recursos de determinado programa ou aplicação. Isso porque as empresas SaaS geralmente estabelecem pacotes, que contém ferramentas e preços diferentes. Assim, a pessoa, seja ela física ou jurídica, pode adquirir somente o que lhe é necessário.
E por falar em empresa fornecedora, a essa cabe, além de garantir toda a infraestrutura para o acesso do serviço pelos clientes, a proteção das contas de cada um deles, incluindo suas informações pessoais.
Quais os benefícios de um modelo SaaS?
A adesão do Software como Serviço e o seu crescimento exponencial, como vimos no início deste conteúdo, não é por acaso! Afinal, os seus benefícios são realmente grandes e variados.
Por isso, separamos os principais pontos positivos desse modelo de vendas para que não restem dúvidas sobre o quão vantajoso ele é. Veja só!
Facilidade de acesso
Como os programas e aplicativos do modelo SaaS não demandam que o usuário tenha qualquer infraestrutura física instalada, como servidor e computador específico, existe uma enorme facilidade de acesso ao serviço.
Isso significa que o único requisito necessário para acessar o software, que está na nuvem, é a internet. Sendo assim, é possível fazer isso de qualquer parte do mundo e por meio de dispositivos diversos, como computador, tablet e smartphone. Para o trabalho remoto, essa é uma preciosa vantagem.
Integração
Boa parte dos provedores SaaS possibilitam a integração do seu software com outros aplicativos e programas, de modo simples e prático, por meio dos APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo).
Isso quer dizer que os clientes podem integrar outros sistemas ao modelo SaaS assinado para complementar os recursos necessários à sua demanda. Logo, é possível ter acesso a mais funcionalidades.
Redução de custos
Um dos maiores e mais perceptíveis benefícios desse modelo é a redução de custos e isso se deve a inúmeros fatores.
O primeiro deles é o fato de não ser necessário investir em uma compra e licença para a utilização do software, mas sim pagar pelo serviço através de uma assinatura. Isso quer dizer que os gastos são infinitamente menores.
Além disso, o fato de o SaaS não demandar instalações de infraestrutura, faz com que os gastos para a implementação e manutenção dessas seja nulo.
Personalização
A personalização também é um outro ponto positivo do SaaS. Isso porque o software na nuvem pode ser personalizado conforme as necessidades do usuário.
Além de poder fazer isso através da própria escolha do pacote e alteração dele ao longo do tempo, o cliente pode conversar com a empresa provedora sobre a possibilidade de realizar ajustes. Isso é fundamental, sobretudo para as empresas.
Alguns exemplos no mercado de SaaS
Até aqui, muito provavelmente você já entendeu o que é SaaS, não é verdade? Entretanto, para que seja possível visualizar melhor a sua aplicação prática, separamos alguns exemplos de empresas que utilizam essa solução.
Mas, antes, saiba que os principais segmentos que usam o SaaS são: Ferramentas CRM, Cloud Service, atendimento ao consumidor, plataforma de e-commerce, streaming, e-learning e ERP.
Agora sim, veja algumas empresas super conhecidas que utilizam o Software as a Service.
Dropbox e Google Drive
Talvez os exemplos mais claros de modelo SaaS sejam o Google Drive e Dropbox, algumas das empresas mais famosas quando o assunto é a hospedagem de dados na nuvem. Nessas plataformas, os usuários podem armazenar arquivos, acessá-los e compartilhá-los quando quiser.
Netflix, Spotify e Deezer
Netflix, Spotify e Deezer são algumas das mais conhecidas plataformas de streaming e que estão presentes no dia a dia de muitos brasileiros. Elas oferecem serviços de vídeo e música na internet, respectivamente, através de planos que variam conforme a quantidade de usuários e de recursos.
Mailchimp
O Mailchimp é uma plataforma de automação de marketing e serviço de e-mail marketing. Ela oferece os mais diversos planos para que uma empresa possa crescer, inclusive um gratuito.
Como garantir a segurança do seu modelo de vendas SaaS?
Pelo fato de ser armazenada uma enorme quantidade de dados e informações pessoais na nuvem, podem ser geradas dúvidas nos usuários e nas próprias empresas SaaS com relação à segurança desse serviço.
Nesse sentido, para garantir a proteção da sua solução tecnológica, é preciso tomar algumas medidas específicas. Listamos as principais!
Faça backups periódicos
Por mais que os dados estejam hospedados na nuvem, e isso já traga uma certa tranquilidade, nunca é demais pensar em formas de resguardá-los.
Por isso, realizar backups constantemente, de tempos em tempos, é uma forma de assegurar a integridade das informações caso ocorra algum problema no servidor.
Seja transparente
Para evitar futuros problemas com o cliente com relação à segurança do serviço, o ideal é ser o mais transparente possível sobre a retenção e processamento de dados.
Por isso, deixe explícito nos termos e condições gerais quais são as medidas de segurança adotadas pela sua empresa, quais pessoas têm acesso aos dados, qual é o procedimento adotado em caso de não renovação da assinatura, entre outros.
Proponha auditorias regulares
Assim como os backups, as auditorias regulares no seu modelo de vendas SaaS são essenciais para averiguar o andamento dos processos e identificar as possíveis falhas.
Apenas com a correção de erros e aprimoramento dos aspectos que têm dado certo é possível caminhar em busca da segurança perfeita.
Mensuração de resultados de negócios de SaaS
Qualquer empresa precisa mensurar os seus resultados para criar estratégias e planejamentos mais assertivos e otimizar os serviços. E isso não seria diferente nos negócios de SaaS.
Nesse sentido, saiba que existem algumas métricas indicadas para esse modelo de vendas. Confira quais são elas a seguir!
Churn Rate
O Churn Rate representa a taxa de cancelamento. Ela indica quantos clientes cancelaram a assinatura do seu serviço em um determinado período, como em um mês, por exemplo.
Nesse sentido, esse indicador contribui para a análise de problemas inerentes à fidelização do cliente e também mostra os impactos no faturamento.
LTV (Customer Lifetime Value)
Essa métrica revela quanto um cliente gasta com os seus serviços ao longo do seu relacionamento com a empresa.
Assim, com esse “valor do tempo de vida do cliente” é possível ter uma previsibilidade sobre as entradas futuras.
CAC (Customer Acquisition Cost)
O CAC, conhecido como Custo de Aquisição de Clientes, mensura o investimento necessário para conquistar um novo cliente. Ou seja, essa métrica determina quanto custa para o seu negócio adquirir uma nova assinatura.
Você pode comparar o LTV com o CAC para saber se os seus investimentos estão bons ou altos demais para o retorno que tem tido.
MRR (Monthly Recurring Revenue)
Esse é o indicador que mostra a receita mensal recorrente. Ele mede a soma de todas as entradas recorrentes provenientes das assinaturas.
Isso quer dizer que essa métrica te ajuda a prever o seu faturamento mensal e a se programar para isso.
ARPA (Average Revenue per Account)
A ARPA é a receita média mensal gerada por um cliente. Ou seja, você descobre qual é a média que os clientes pagam por mês.
Isso, obviamente, contribui para a análise dos resultados e criação de estratégias específicas para melhorar ou manter o cenário.
O que você precisa saber para criar um SaaS?
Se você chegou até aqui depois de tantas informações, é porque realmente decidiu criar um negócio SaaS, não é mesmo? Por isso trouxemos algumas dicas importantes para que você possa ter êxito nessa missão!
Conheça bem o seu público-alvo
O primeiro e mais importante passo antes de criar uma empresa SaaS é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, você precisa disso para criar um serviço ou produto que realmente atenda às necessidades dessas pessoas.
Caso contrário, sem esse conhecimento profundo, você corre o risco de criar serviços que não atendam a ninguém. Por isso, conheça o seu público e compreenda quais são as suas demandas!
Teste o seu serviço
Assim que você desenvolver o seu SaaS, é preciso testá-lo antes de colocá-lo no mercado. Essa é uma forma de verificar o seu funcionamento e a sua aceitação.
Para isso, teste-o junto a um grupo de clientes ou potenciais clientes. Considere os feedbacks obtidos para elaborar a versão final do produto ou serviço. Com isso, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Invista em uma boa infraestrutura
Para que o seu SaaS seja estável, seguro e confiável, você precisa investir em uma boa infraestrutura que assegure esses aspectos.
Por isso, invista em bons hardwares e softwares, servidores de base de dados, certificados de segurança, ferramentas de backup e de monitoramento, entre outros recursos.
Defina os preços e os métodos de cobrança
Como você cobrará pelo serviço prestado? A assinatura será mensal, com planos e pacotes, ou o pagamento será apenas conforme os recursos utilizados? Haverá uma versão gratuita? Ela terá publicidade?
Analise bem qual modelo de precificação atende mais o seu negócio e define as formas de pagamento: boleto, cartão de débito e crédito, Pix, link de pagamento, entre outros. Isso é fundamental para o seu faturamento!
Seguindo todas essas dicas, suas chances de expandir o seu negócio SaaS, inclusive para o exterior, aumentam consideravelmente e você pode virar uma referência na área. Nada mal, não é mesmo?
Como a Remessa Online pode te ajudar nesse processo?
Além de todas as dicas que mencionamos anteriormente, saiba que quando a sua empresa SaaS se expandir para fora do Brasil e você começar a comercializar seus serviços internacionalmente, será preciso contar com uma plataforma para receber essas quantias do exterior e converter a moeda para o real. Você já pensou nisso?
No entanto, isso não é um motivo para se preocupar. Muito pelo contrário! Afinal, com a Remessa Online você consegue fazer tudo isso com poucos cliques.
Basta realizar o cadastro na plataforma como Pessoa Jurídica e solicitar o recebimento do seu dinheiro. Quando a quantia recebida for identificada (o que leva no máximo 2 dias úteis), você solicita o resgate e, em até 24 horas, o pagamento é efetuado na sua conta bancária.
Vale dizer que os custos envolvidos na operação são bem menores do que os dos bancos tradicionais. O custo é de 1,3% mais o IOF. Ou seja, zero tarifas bancárias!
Saiba como transferir ou receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!
Conclusão
Como vimos, o SaaS consiste em um modelo de comercialização e distribuição de softwares e soluções de tecnologia que são utilizados através da nuvem. Ou seja, não é necessário instalá-lo, muito menos atualizá-lo. Basta acessar a internet!
Esse é um segmento que vem crescendo consideravelmente e rendendo cifras bilionárias no mercado global. Portanto, investir em uma empresa SaaS pode ser uma excelente oportunidade para abrir um negócio de sucesso e expandi-lo para o exterior.
Não se esqueça que a Remessa Online está pronta para te ajudar a aumentar os seus rendimentos nesse processo de expansão!
O SaaS (Software as a Service ou, em português, Software como Serviço) consiste em um modelo de comercialização e distribuição de softwares e soluções de tecnologia utilizados exclusivamente na internet.
Como mencionamos, o modelo de vendas e distribuição SaaS não requer a instalação de programas, pois ele é feito de forma online, através da nuvem. Isso quer dizer que o cliente não precisa comprar a licença do produto para usá-lo, como ocorre nos softwares tradicionais. Nesse sentido, o regime de contratação do SaaS é realizado sob assinaturas, nas quais o direito de usufruir o serviço é concedido ao consumidor pelo tempo em que ele definir, que pode ser mensal, trimestral, anual, entre outros.