O Semrush é uma ferramenta que ajuda a pesquisar palavras-chave, analisar a concorrência, verificar seu site com dados sobre pesquisa orgânica e paga, backlinks e entender o tráfego. A plataforma pode ser usada para melhorar seu SEO e atrair mais visitantes ao seu site.
Se você acha as métricas e os recursos avançados da Semrush complicados para entender, continue sua leitura para conhecer a ferramenta, os principais recursos e preços. Vamos lá?
O que é Semrush?
A Semrush é uma ferramenta de SEO popular que simplifica a pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização de anúncios no Google.
Este software ajuda profissionais de marketing digital a melhorar o tráfego orgânico de seus sites, além de permitir comparações com concorrentes para decisões baseadas em dados. Alguns dos recursos e funcionalidades da ferramenta são:
- É possível identificar padrões e tendências em seu nicho;
- Otimizar a estratégia de SEO on-page;
- Conferir informações valiosas sobre as palavras-chave usadas pelos concorrentes;
- Melhorar o desempenho geral do seu site;
- Rastrear as palavras-chave mais populares no Google;
- Criar conteúdo que tenha uma grande chance de atrair visitantes;
- Encontrar novas oportunidades para criar links;
- Ajustar os elementos técnicos em seu site que resultarão em um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
Quais são os recursos mais poderosos da Semrush?
Alguns dos melhores recursos da Semrush são o Position Tracking (rastreamento de posição), On-Page SEO Checker e o modelo de conteúdo de SEO.
A Semrush fornece aos usuários dezenas de recursos, mas escolher os melhores pode ser um pouco complicado se você for novo no software. Por isso, criamos uma lista daqueles que se destacam como os mais úteis para melhorar a classificação de pesquisa.
1. Position Tracking
O rastreamento de posição é amplamente conhecido como o recurso mais poderoso da Semrush. Você pode usá-lo para verificar as classificações diárias de um site com base em um grupo personalizado de palavras-chave de destino.
Com todos os diferentes relatórios (marcação, classificação, filtragem, exportação, etc.), você obterá os dados necessários para analisar o desempenho de SEO e PPC.
As principais informações que o rastreamento de posição oferece são:
- rastreamento de palavras-chave e domínio;
- comparações de localização geográfica;
- tipos de dispositivos de projeto;
- descoberta de concorrentes locais e seu rastreamento de SEO;
- Relatórios de trechos em destaque (ótimos para encontrar oportunidades).
2. On-Page SEO Checker
O recurso On-Page SEO Checker oferece aos usuários uma lista de sugestões para aprimorar o posicionamento das páginas do site. Essas sugestões incluem:
- Ideias para melhorias;
- Problemas que precisam de sua atenção;
- Ideias para experiência do usuário;
- Orientações sobre palavras-chave;
- Dicas para otimizar o SEO;
- Estimativa de probabilidade de backlinks;
- Tamanho de conteúdo ideal.
Todas essas recomendações são baseadas na análise de palavras-chave alvo dos maiores concorrentes em tempo real.
3. Modelo de conteúdo de SEO
Esse recurso é ótimo para redatores que precisam de uma ajudinha para criar conteúdo para SEO. Ele gera um modelo com sugestões sobre o que incluir.
Após inserir uma palavra-chave específica, a Semrush gerará automaticamente um modelo para criar conteúdo amigável para SEO.
Algumas das informações incluídas no modelo são:
- Sugestões de comprimento de texto;
- Visão geral da legibilidade;
- Sugestões de palavras-chave compatíveis;
- Potenciais oportunidades de backlinks;
- Insight sobre como e onde seus concorrentes estão usando as palavras-chave de destino;
- Recomendações de SEO personalizadas com base nos seus 10 principais concorrentes.
4. Organic Traffic Insights
Esse recurso fornece aos usuários um painel abrangente que inclui dados de contas do Google Search Console, do Google Analytics e da Semrush.
Ele tem várias informações importantes, como:
- sessões;
- taxa de cliques;
- volume de palavras-chave orgânicas;
- classificações da Semrush;
- Classificações do Google Search Console e muito mais.
Você pode usar esses dados para descobrir quais palavras-chave o Google Analytics não forneceu e fazer referência cruzada das diferentes fontes. Quando terminar, você verá o quadro geral por trás do desempenho da pesquisa orgânica do seu site.
5. Site audit
A Auditoria de Site é uma ferramenta gratuita que faz uma avaliação para encontrar e resolver problemas únicos de seu site para melhorar seu posicionamento no Google.
Esse recurso oferece uma lista organizada de problemas que identifica as áreas em que o desempenho do seu site não atende às expectativas. Ao corrigir esses problemas, você poderá aprimorar significativamente a eficácia do SEO do seu site. A análise técnica abrange diversos aspectos, desde a identificação de conteúdo duplicado até a correção de links quebrados, melhorias na rastreabilidade e a implementação de HTTPS.
6. Keyword Magic Tool
A Keyword Magic Tool é a ferramenta mais popular da Semrush para pesquisas de palavras-chave. Com ela, você pode analisar tópicos de nicho, encontrar palavras-chave relacionadas e melhorar o SEO do seu site. Assim, é possível gerar milhares de combinações de palavras-chave.
A Semrush possui um amplo banco de dados com mais de 25 bilhões de palavras-chave, possibilitando a criação de uma tabela completa com grupos de palavras-chave semelhantes.
7. Keyword Gap Analysis
Você pode usar o Keyword Gap Analysis para obter uma comparação detalhada dos perfis dos quatro principais concorrentes. Ao inserir o tipo de classificação de domínio e palavra-chave, você verá as melhores oportunidades para cada site individual. Além disso, quantas palavras-chave se sobrepõem, quais podem ser encontradas em todos os cinco sites e muito mais.
Esse tipo de dado pode ser útil ao fazer estratégias e campanhas de SEO, pois você terá uma visão de quais palavras-chave de nicho estão em alta em tempo real. Ao conhecer as ações dos concorrentes, você pode direcionar seus esforços de forma mais eficaz. Além disso, essa análise revelará palavras-chave exclusivas para o seu domínio, destacando lacunas nas estratégias de seus concorrentes.
8. Visão geral da palavra-chave
O recurso keyword overview é usado para adquirir informações sobre:
- volume de pesquisa de uma palavra-chave específica;
- número do resultado;
- intenção;
- Custo por clique (CPC);
- nível de concorrência;
- valor estimado e muito mais.
Essa ferramenta é especialmente útil para profissionais iniciantes de marketing digital. Afinal, ela permite descobrir quais termos devem segmentar para atrair mais tráfego.
9. Alerta de palavra-chave
A ferramenta da Semrush fornece aos usuários um sistema de alerta avançado que os informa sobre todas as alterações mais recentes em suas classificações e palavras-chave.
Assim, sempre que houver uma alteração no posicionamento da palavra-chave em seu relatório, a Semrush o alertará por e-mail.
10. Keyword Manager
O Keyword Manager é um gerenciador de palavras-chave que oferece uma análise de até 2.000 palavras-chave de uma vez. Com esta ferramenta, é possível criar grupos de palavras-chave automaticamente, visualizá-los em um mapa mental e acompanhar métricas em tempo real.
Os grupos automáticos de palavras-chave são organizados com dados para ajudá-lo a decidir quais tópicos priorizar na criação de conteúdo. Ao verificar as métricas, você pode acompanhar se há mudanças nos resultados de pesquisa (SERP) ou nos concorrentes principais das palavras-chave desde a última atualização do Semrush. Lembrando que esse é um recurso exclusivo da versão paga.
11. Visão geral do domínio
Esse recurso permite que você tenha informações rápidas sobre a presença online do seu site por meio de uma ampla variedade de métricas.
Os principais dados incluem:
- Tráfego de pesquisa paga e orgânica;
- Backlinks;
- Anúncios em mídia display;
- Palavras-chave mais lucrativas
- Estimativa dos custos de tráfego;
- Palavras-chave que o domínio utiliza no Google Ads.
A ferramenta é ótima para descobrir os pontos fortes e fracos de seus principais concorrentes. Além disso, para avaliar rapidamente quais áreas você deve otimizar em seu site.
12. Análise de tráfego
O Traffic Analytics é uma ferramenta avançada que ajuda a entender o tráfego do seu site, tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. Com ela, você pode avaliar o potencial de um novo mercado e planejar sua estratégia de publicidade de forma eficiente.
Com o Traffic Analytics, você pode descobrir a origem do seu tráfego, como os visitantes interagem com o site e quais dispositivos eles mais usam. Essa ferramenta é extremamente útil para gerentes de marketing profissionais, pesquisadores e equipes de vendas.
13. Link Building
O recurso é ótimo para usuários que estão procurando novas oportunidades de link building em seu nicho. Além disso, você adquirirá uma interface avançada que poderá usar para criar uma campanha de divulgação para atrair backlinks.
Existem quatro ferramentas diferentes dentro do recurso:
- análise de backlinks;
- auditoria de backlinks;
- ferramenta de criação de links;
- análise em massa.
14. Project Dashboard Widgets
O Project Dashboard Widgets é um painel que apresenta um resumo dos dados mais relevantes gerados por meio da Semrush. Ao conectar seus projetos existentes, o painel cria widgets de dados a partir de outras funcionalidades, proporcionando uma visão geral do desempenho do seu projeto. Isso facilita a análise dos dados essenciais de seus projetos.
Qual é a diferença entre Semrush e Google Analytics?
A principal diferença é que o Google Analytics é voltado para a análise de dados internos de um site, enquanto o Semrush se concentra na análise de dados externos, incluindo a avaliação do site dos concorrentes.
As duas ferramentas analíticas são muito populares entre os profissionais de marketing. Embora tenham alguns recursos semelhantes, eles oferecem dois tipos de serviços completamente diferentes:
- Semrush: ferramenta de marketing digital que se concentra em pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização online;
- Google Analytics: plataforma gratuita do Google para análise do tráfego e comportamento dos visitantes em um site.
Qual é a diferença entre Semrush e Ahrefs?
O Ahrefs é muito parecido com a Semrush. Ambos são ferramentas de pesquisa de SEO que se concentram em elementos externos dos sites dos concorrentes. No entanto, se concentram em métricas diferentes. Por exemplo, o Semrush se concentra mais em analisar o lado técnico do SEO e fazer pesquisa de palavras-chave. Já o Ahrefs é mais focado em link building e backlinks.
Atualmente, essas duas ferramentas oferecem praticamente a mesma variedade de recursos e serviços, mas nem sempre foi assim. Apenas alguns anos atrás, o Ahrefs era conhecido estritamente como uma ferramenta de análise de backlinks.
No entanto, a empresa decidiu adicionar uma abundância de novos recursos nesse meio tempo. Dessa forma, o Ahrefs se tornou um concorrente digno no setor de pesquisa de SEO.
Quanto custa a Semrush?
Existem diferentes planos da Semrush, cada um deles com valores diferentes. Confira na tabela abaixo:
Plano | Gratuita | Pro | Guru | Business |
Preço mensal | Gratuito | USD 129,95 | USD 249,95 | USD 499,95 |
Público ideal | Quem quer conhecer a ferramenta | Freelancers, blogueiros ou um profissional de marketing | Consultores de SEO e agências digitais | Agências e empresas de grande porte |
Pesquisa de palavra-chave diária | 10 | 500 | 1500 | 5000 |
projetos | 1 | 5 | 10 | 40 |
Análise de palavras-chave, domínios e backlinks | Não | Sim | Sim | Sim |
Usuários adicionais | Não | +$45/mês por usuário | +$80/mês por usuário | +$100/mês por usuário |
Como vimos, a Semrush é cheia de recursos que ajudam a melhorar o trabalho de SEO em um site. Entretanto, é uma ferramenta mais cara e limitada na sua versão gratuita.
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Perguntas frequentes
O Semrush é uma ferramenta de SEO que simplifica a pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e otimização de anúncios no Google, ajudando profissionais de marketing digital a melhorar o tráfego orgânico de seus sites.
O Semrush oferece diferentes planos com preços variados: Gratuito, Pro: USD 129,95 por mês, Guru: USD 249,95 por mês e Business: USD 499,95 por mês.
Para usar a versão gratuita da Semrush, basta apenas se cadastrar no site. Entretanto, ela é limitada, pois permite fazer apenas 10 pesquisas de palavras-chave por dia e gerenciar um projeto.