Singapura: confira o guia completo para viajantes

Singapura é um país asiático que se destaca entre os viajantes e mochileiros que estão em busca de novos destinos. Apesar de pequeno em território e em população (aproximadamente 5,4 milhões de pessoas), é um lugar que mescla diferentes culturas, línguas, religiões e tradições. Isso sem falar na natureza exótica e na gastronomia.

Diante disso, preparamos um guia com informações importantes para você que também deseja visitar Singapura com o máximo de planejamento. Confira os detalhes!

Quando ir a Singapura?

O melhor período para visitar Singapura é entre fevereiro e abril, após o período chuvoso e quando há menos feriados públicos. Contudo, Singapura pode ser visitada em qualquer época do ano devido à sua localização próxima à Linha do Equador, que mantém o clima relativamente estável, sem grandes variações sazonais. Feriados religiosos e culturais, como o Vesakh em maio e o Diwali em novembro, ocorrem ao longo do ano, enquanto os meses de julho e de dezembro a fevereiro são considerados alta temporada e tendem a ser mais movimentados. 

Como chegar a Singapura?

Para chegar a Singapura, o avião é a opção mais viável, embora não existam voos diretos do Brasil. Dependendo da companhia aérea escolhida, será necessário fazer ao menos uma conexão na Europa, África ou Ásia. A duração mínima de viagem é de cerca de 24 a 25 horas, podendo se estender até 49 horas para rotas com múltiplas conexões. Algumas das companhias que operam esses voos incluem Latam, Emirates, AirFrance, KLM e Ethiopian Airlines.

Como sair do aeroporto em Singapura?

Para sair do Aeroporto Changi em Singapura, os viajantes podem contar com táxis e serviços de transporte particular direto para o destino. Além disso, há opções de aluguel de veículo e transfer. Para quem prefere o transporte público, o aeroporto possui três estações de trem conectadas às linhas locais e quatro terminais que recebem 10 linhas de ônibus. Utilizar o transporte público, seja ônibus ou trem, é a forma mais econômica de chegar à região central de Singapura, oferecendo eficiência e um excelente custo/benefício.

Onde ficar em Singapura?

Marina Bay Sands 

O Marina Bay Sands é uma excelente opção de hospedagem em Singapura, localizado a 200 metros do The Shoppes at Marina Bay Sands e a 16 km do Aeroporto de Changi. Este hotel 5 estrelas oferece quartos com ar-condicionado, frigobar e TV de tela plana. Atrações famosas como o deck de observação Sands SkyPark, o Museu ArtScience e o Marina Bay Sands Casino estão próximas. 

Four Seasons Hotel Singapore

O Four Seasons Hotel Singapore de Singapura, localizado no Orchard Boulevard e a apenas 25 minutos do Aeroporto Internacional de Changi, oferece fácil acesso à Orchard Road e aos Jardins Botânicos. Este hotel conta com muitas opções gastronômicas, incluindo a culinária de inspiração asiática e pratos do chef Nobu Matsuhisa. As instalações incluem duas piscinas, spa, quadras de tênis e uma academia.

The Ritz-Carlton, Millenia Singapore 

Localizado no centro de Marina Bay em Singapura, o The Ritz-Carlton, Millenia Singapore oferece acesso a Marina Bay Sands e aos Jardins da Baía, além de estar próximo às estações MRT Promenade e Esplanade e do Aeroporto Internacional de Changi. Este hotel de luxo dispõe de quartos com vistas panorâmicas, e um restaurante cantonês premiado com estrela Michelin. 

The Clan Hotel Singapore

O Clan Hotel Singapore, situado no coração de Singapura, oferece acomodações de luxo com fácil acesso a pontos turísticos. Este hotel 5 estrelas possui academia, terraço e piscina ao ar livre, além de um restaurante e bar no local. Para conveniência dos hóspedes, o hotel é localizado a 700 metros do Chinatown Heritage Centre de outros locais como a Singapore City Gallery e o Museu ArtScience, ideal para explorar a cidade. 

O que fazer em Singapura?

Ir à Chinatown em passeio histórico para entender a influência chinesa nos costumes locais

Chinatown é um ponto turístico indispensável de Singapura não só pela arquitetura e a culinária, mas também enquanto passeio histórico. Afinal, ela permite entender como a China, ao longo da história, exerceu influência nas tradições e costumes locais.

Reservar alguns dias para a Ilha de Sentosa e conhecer o Universal Studios e a S.E.A Aquarium 

Sentosa é uma ilha de Singapura conectada ao continente por meio de uma estreita faixa de terra, a chamada Sentosa Boardwalk e a ponte Sentosa. O lugar se tornou um dos principais pontos turísticos do país por concentrar atrações internacionais, como o Universal Studios, o S.E.A. Aquarium e o Mega Adventure Singapore.

Pernoitar no Night Safari, safari que funciona apenas no período noturno 

Singapura é o lar do Night Safari, o único safari do planeta que funciona exclusivamente a noite. Com mais de 35 hectares de terra destinados à reserva ambiental, você tem a oportunidade de acompanhar de perto a vida selvagem em um período pouco explorado do dia. 

Como são os restaurantes em Singapura?

Os restaurantes em Singapura se dividem entre culinária local e ocidental. A primeira é influenciada pelas tradições gastronômicas orientais. Em particular, de nações vizinhas, como China, Tailândia, Vietnã, Malásia e Indonésia. Por isso, ela tem muitos pratos feitos à base de pescado e frutos-do-mar, aves, ensopados e massas. Já a segunda incorpora os hábitos alimentares da Europa e da América ao país. Portanto, você encontra restaurantes que servem receitas tradicionais do Ocidente e aqueles que fazem releituras e adaptações delas.

O Guia Michelin classifica os restaurantes Zén, Les Amis e Odette com três estrelas

Conforme o Guia Michelin, referência mundial para o turismo e lazer gastronômico, três restaurantes de Singapura são classificados como 3 estrelas Michelin. A mais alta classificação de excelência em menu e qualidade em ambiente, serviço e atendimento ao cliente, segundo a instituição. São eles: Zén, Les Amis e Odette. Um ponto em comum entre eles é que todos adotam a culinária ocidental.

Já na lista de restaurantes 2 estrelas aparecem o Waku Ghin e o Shoukouwa, de culinária oriental. Entram também na lista: o Saint Pierre, o Cloudstreet, o Thevar e o Jaan by Kirk Westaway.

Quais são os principais pontos turísticos de Singapura?

Jardins da Baía, complexos de jardins que transformam o país em uma “cidade-jardim”

O Jardim da Baía é um ponto turístico de Singapura que contempla três jardins que se integram e contam com um visual que mescla a natureza selvagem com monumentos futuristas, transformando o país em uma “cidade-jardim”. Vale a pena não só passear por eles pela manhã, mas também à noite para aproveitar a luminotécnica especial que toma conta do espaço.

Singapore Flyer, uma roda-gigante com mais de 160 metros de altura

Singapore Flyer é uma roda gigante de Singapura com mais de 160 metros de altura que fica de frente para a Marina Bay. Ela permite o visitante ter uma visão panorâmica tanto da cidade quanto da baía.

Buddha Tooth Relic Temple, templo histórico do budismo que dispõe de um museu com relíquias

Buddha Tooth Relic Temple um templo histórico da religião predominante em Singapura, o budismo. O lugar, além de contar com celebrações e locais de contemplação, dispõe de um museu com relíquias de Buda. A arquitetura do prédio é uma atração à parte, visto que resgata um design oriental secular.

S.E.A. Aquarium, conservatório que conta com mais de mil espécies de animais

Se a vida marinha é um assunto que lhe interessa, você deve visitar o S.E.A. Aquarium em Singapura. O conservatório reúne mais de mil espécies de animais (desde caranguejos até tubarões), promovendo uma imersão nas profundezas dos oceanos.

O que devo saber antes de ir à Singapura?

Singapura não requer visto para turistas brasileiros para viagens de até um mês

Como aponta o portal do Ministério de Assuntos Estrangeiros de Singapura, brasileiros que viajam para turistar no país por um período de até um mês não precisam de visto para isso. Apenas será necessário que você tenha um passaporte com, no mínimo, seis meses de validade a contar a partir da sua data prevista de regresso.

Singapura tem quatro idiomas oficiais: o mandarim, o tâmil, o malaio e o inglês

Há quatro idiomas oficiais em Singapura: o mandarim, o tâmil, o malaio e o inglês — este último, fruto da colonização britânica no país. Contudo, isso não significa que toda a população é poliglota, mas que o comum é que um determinado território tenha um desses quatro idiomas com maior predominância.

Apesar disso, se você fala inglês, certamente, terá mais facilidade ao viajar pela região, considerando que a mídia local, os meios de comunicação do Estado e os pontos turísticos recorrem à língua inglesa cotidianamente.

Singapura tem um horário padrão de 11 horas a frente do Brasil

O fuso horário de Singapura é o GTM+8, sendo 11h à frente do fuso brasileiro.

Singapura está em sexto lugar no ranking de países mais seguros do mundo

Singapura está na sexta posição do ranking de países mais seguros do planeta. Na frente, por exemplo, de nações como Portugal (7º lugar), Suíça (10º lugar) e Finlândia (13º lugar). Esse é um dado de 2023 do Global Peace Index que avalia índices de violência, terrorismo e homicídios, relações geopolíticas do país e cenário militar da nação.

Singapura requer imunização contra febre-amarela para quem for embarcar no país

Antes de embarcar para Singapura, você deve tomar a vacina contra a febre-amarela. O ideal é fazer isso, pelo menos, uma semana antes da sua viagem. Feito isso, tire o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento que comprovará a imunização, além de garantir que não haverá problemas quando o turista passar pelo serviço de imigração local. 

Por meio de nota oficial em 2022, o Ministério das Relações Exteriores passou a fazer essa recomendação a todos os viajantes.

Prepare as malas para aproveitar o melhor de Singapura

A logística de voos para Singapura pode não ser a das mais rápidas, é verdade. Porém, é uma viagem que vale a pena ser feita. Afinal, o país está repleto de experiências que vão marcar a memória dos visitantes.

Sem mencionar que é um destino que permite um roteiro mais diversificado de atrações, passeios e programas, tudo bem no coração da Ásia. Por isso, prepare a mala, faça bom uso das nossas dicas e aproveite tudo o que essa nação tem a oferecer para os turistas!

Quer ter o melhor câmbio ao viajar para o exterior? Então conheça já a Remessa Online e conte com as menores tarifas do mercado!

Resumindo

Quando ir a Singapura?

A melhor época para visitar Singapura é de fevereiro a abril, após o período chuvoso e com menos feriados, proporcionando mais tranquilidade para explorar a cidade. Entretanto, Singapura pode ser visitada em qualquer época do ano devido ao clima estável e a eventos culturais distribuídos ao longo dos meses.

Como chegar a Singapura?

Chegar a Singapura geralmente envolve voos com pelo menos uma conexão, já que não há voos diretos do Brasil. O tempo de viagem pode variar de 24 a 49 horas dependendo das conexões, com companhias aéreas como Latam, Emirates, AirFrance, KLM e Ethiopian Airlines operando essas rotas.

O que fazer em Singapura?

Singapura oferece uma rica mistura de atrações culturais e recreativas. Explore Chinatown para uma experiência histórica e cultural, visite a ilha de Sentosa para entretenimento e relaxamento, e não perca o Night Safari para uma experiência única de vida selvagem à noite. Além disso, desfrute da gastronomia local diversificada e dos renomados restaurantes classificados pelo Guia Michelin.

Related posts

Morar na França: tudo que você precisa saber

Exportação de serviços tributação: veja os impostos incidentes

Empresa Cidadã: saiba o que é e como aderir ao programa