A criação de conteúdo para internet se tornou um mercado valioso no Brasil e no mundo. Todos os dias novos produtores surgem, trazendo uma nova forma de se comunicar e repassar conhecimento ou apenas entreter o público. Para quem está começando, saber quem são os top 10 criadores de conteúdo é importante.
Acompanhar o trabalho dos top 10 criadores de conteúdo é uma forma de buscar referências e saber o que os gigantes do mercado estão fazendo para se inspirar. Se você quer saber quem são os top 10 criadores de conteúdo, continue lendo este artigo.
Como a lista dos top 10 criadores de conteúdo é definida?
Para chegar até os top 10 criadores de conteúdo, é preciso analisar a audiência dos produtores nos principais canais digitais. YouTube e Instagram são a principal referência quando o assunto é produção de conteúdo para internet. No entanto, o TikTok também tem se mostrado como uma plataforma que está revelando novos talentos.
A diferença para o TikTok e os outros canais citados é que essa ainda não é a rede social mais utilizada pelo público. A maior parte dos usuários de TikTok são adolescentes e jovens adultos. Nesse sentido, Instagram e YouTube são mais populares, pois são utilizados por crianças e pessoas idosas.
A lista com os top 10 criadores de conteúdo foi criada pela Tubelab, empresa pioneira em analisar o mercado de criadores de conteúdo e influenciadores.
Para Fred Furtado, CEO da Tubelab, “os criadores de conteúdo nativos das redes sociais são um fenômeno de engajamento e tem conseguido fazer frente no que tange a alcance e aceitação popular a grandes nomes consagrados pela mídia tradicional, cantores, artistas, globais. Hoje não é preciso ter um programa na TV para alcançar o grande público. É a democratização da fama. Se você tem uma boa ideia e está disposto a trabalhar por ela na internet, é possível ter sucesso”.
Veja a seguir quem são os top 10 criadores de conteúdo listados pela Tubelab e conheça um pouco da história de cada um deles.
Confira o ranking com os top 10 criadores de conteúdo do Brasil
Whindersson Nunes: Instagram 54,3M – Youtube – 43,1M
Whindersson Nunes é humorista do Piauí de 26 anos. Começou seu canal com 15 anos, mas foi em 2012 que lançou seu primeiro viral, a paródia Alô vó, tô reprovado, que atingiu a marca de cinco milhões de visualizações em uma semana.
No ano seguinte, o humorista começou a viajar fazendo shows pelo país. Em 2016, seu canal se tornou o maior do YouTube brasil, com mais inscritos. Foi nesse ano também que Whindersson conheceu Luísa Sonza, com quem se casou e se separou em 2020.
Em 2019, o humorista fez uma pausa em sua carreira para tratar de uma depressão. Em 2020, após o término com a cantora Luíza Sonza, Whindersson começou a namorar a estudante Maria Lina, com quem teve um filho prematuro, em 2021, e que morreu alguns dias após seu nascimento. Em agosto do mesmo ano, o humorista e a estudante terminaram o relacionamento.
Felipe Neto: Instagram 14,2 M – Youtube – 43,2 M
Felipe Neto está na internet como um dos top 10 criadores de conteúdo desde 2010. O primeiro canal que o YouTuber criou foi em 2010, o “Não faz sentido”. Naquela época, e por muitos anos depois, Felipe Neto usava seu canal para fazer críticas sobre filmes, personalidades e comportamentos da população.
Seis anos depois, Felipe Neto reformulou seu canal, mudando sua proposta. Em 2017, o YouTuber criou um canal junto com seu irmão, Luccas Neto, que atingiu a marca de um milhão de seguidores em 24 horas.
Antes disso, Felipe Neto, já tinha atingido outra marca. Um milhão de inscritos em seu canal, sendo o primeiro YouTuber brasileiro a chegar nesse marco. Em 2018, Felipe Neto criou outro canal, o Final Level, dedicado a games.
Devido ao aumento no número de seguidores do público infantil, Neto começou a rever seu conteúdo e contratou um time de pedagogos e psicólogos para adequar os vídeos para se comunicar com esse novo perfil. Desde 2010, Felipe Neto lida com a depressão.
Cocielo: Instagram – 16, 7 M Youtube – 6,8 M
Júlio Cocielo criou seu canal, o CanalCanalha, no final de 2011, quando ainda tinha 18 anos. Na época, sem saber o que fazer após terminar o ensino médio e estar sem trabalho, foi incentivado pelos amigos, que falavam que Cocielo levava jeito para o humor. O canal começou a dar resultado um ano depois.
O primeiro vídeo do canal, em que Júlio falava sobre comerciais, teve quase duas mil visualizações. O criador de conteúdo se destacava por criar vídeos com produções caseiras, falando de assuntos cotidianos com muito humor. Porém, o canal também já recebeu muitas críticas pelo excesso de bebidas que são exibidas.
Cocielo conseguiu ficar mais conhecido em 2015, quando seu vídeo “10 mandamentos do Rei do Baile Funk” foi publicado. O humorista chegou a marca de um milhão de inscritos e o vídeo com mais visualizações até hoje é o “As inadequadas Gírias”, com cerca de 25 milhões de visualizações.
O sucesso do canal rendeu participações em filmes e programas de TV, como Internet: o filme e Pânico na TV. Júlio é casado com a, também YouTuber, Tata Estanieck, com quem tem outro canal, o Tacielo, e uma filha.
Luccas Neto: Instagram – 5,3M Youtube – 36 M
O YouTuber Luccas Neto já trabalhava com o irmão, também YouTuber, Felipe Neto, antes de criar seu próprio canal. Nessa época, cuidava das pesquisas do canal do irmão e ficava atrás das câmeras.
Em 2014, Luccas criou um canal sozinho, o Hater Sincero, onde falava criticava celebridades, adolescentes e o próprio YouTube. Dois anos depois, logo após ser condenado na justiça por agredir verbalmente crianças e adolescentes, Luccas criou um canal com seu irmão, que atingiu a marca de 1 milhão de inscritos em 24 horas, um recorde mundial.
Com o sucesso desse novo canal, Luccas começou a focar no público infantil e após mudar a linha editorial dos seus conteúdos algumas vezes, decidiu focar em vídeos com conteúdos de encenação e contos de fadas.
O YouTuber é considerado como o maior influenciador infantil no Brasil, com mais de 30 milhões de assinantes em seu canal e tendo atingido marcos importantes, como:
- recorde histórico de livro em pré-venda, marco que antes era de Harry Potter. Luccas vendeu 54 mil livros, enquanto a saga do bruxo havia vendido apenas 46 mil;
- Presença de mais de 200 mil pessoas em sua turnê Netoland;
- ultrapassou as vendas de Barbies com os brinquedos Luccas Neto. Foram em torno de 750 mil unidades vendidas, o que fez com que o brinquedo do youtuber se tornasse o segundo mais vendido em 2019.
Rezendeevil: Instagram – 10,6 M Youtube – 29,3M
Por trás do nome RezendeEvil está Pedro Afonso Rezende Posso, o Paranaense criou o canal em 2012, um pouco antes de ir morar na Itália para jogar futebol. A carreira de jogador não foi para frente, mas Pedro voltou para o Brasil e decidiu investir no canal, que continuou mantendo enquanto estava na Europa.
O canal que começou e cresceu com vídeos sobre jogos de Minecraft, mudou ao longo dos anos. Pedro Rezende começou a fazer vídeos de paródias e situações inusitadas de seu cotidiano, além de brincadeiras e gincanas com os amigos.
Mas o youtuber, que já lançou seu segundo canal, não se limitou ao universo dos vídeos para a internet. O influenciador já publicou livros, apresentou peças teatrais e atuou em séries de TV.
Christian Figueiredo: Instagram – 9,8 M Youtube – 7,59 M
O canal “Eu Fiko loko”, de Christian Figueiredo, surgiu em 2015, quando o youtuber tinha 15 anos. Nesse canal, o criador de conteúdo publicava vídeos sobre sua rotina. Um ano depois, Christian criou outro canal para postar vlogs.
O influenciador também já publicou livros com os nomes de seu canal, que entraram para listas de best sellers brasileiros. Além disso, já participou de um filme e hoje compartilha conteúdo sobre a rotina como pai e com sua esposa, a cantora Zoo.
Authentic Games: Instagram – 1,7 M Youtube 20 M
Embora esteja um pouco sumido da internet, sem postar vídeos novos em seu canal no Youtube desde abril, o Authentic Games continua na lista de top 10 criadores de conteúdo.
O canal, criado por Marco Túlio em 2011, quando tinha apenas 15 anos, está entre os maiores do segmento de games do país. O mineiro de Belo Horizonte produzia e publicava vídeos de histórias do universo Minecraft diariamente.
A história do youtuber virou livro e Marco Túlio criou uma escola para ensinar programação de jogos e aplicativos, a Happy Code by Authentic Games. Além de já ter dado entrevista para Pedro Bial e ter aparecido na lista da Forbes com os jovens mais influentes e bem sucedidos antes dos 30 anos.
Carlinhos Maia: Instagram 23,4 M Youtube 2M
Diferentemente dos outros criadores de conteúdo dessa lista, Carlinhos Maia começou sua fama no Instagram. O influenciador alagoano começou sua carreira de humorista compartilhando vídeos engraçados na rede social.
Em 2018, Carlinhos se tornou o brasileiro mais visto nos stories do Instagram, em nível mundial, o influenciador perdia apenas para a socialite americana Kim Kardashian. Com suas piadas despretensiosas sobre a vida e a família, Maia fez amizade com influenciadores e celebridades, que o convidaram para participar de programas de TV.
Lucas Rangel: Instagram 17,9 M Youtube 10,5 M
Outro que não começou no YouTube foi Lucas Rangel. O influenciador começou a produzir conteúdo para o extinto Vine , do Twitter, quando ainda estava no ensino médio.
O influenciador contou em alguns portais que, inicialmente, fazia apenas por lazer, mas seu canal foi crescendo e hoje o produtor de conteúdo lança grandes produções em seu canal, como o “Ilha dos Famosos”.
Lucas também já apresentou programas de TV e é amigo de outros grandes influenciadores, como Camila Loures, Franciny Ehlke e Danielle Diz.
Felipe Castanhari: Instagram 5,9 M Youtube 14M
Antes de se tornar um youtuber famoso, Felipe Castanhari trabalhava como animador 3D. Em 2012, decidiu começar a fazer vídeos para a internet. Com uma câmera emprestada e no seu quarto, gravou o primeiro vídeo falando sobre a TV Cruj – programa infantil da década de 1990.
Como os primeiros vídeos não tiveram muitos acessos, Castanhari adotou uma estratégia. Começou a enviar e-mails para os blogs indicando seus vídeos, mas sem contar quem era a mente criativa por trás do canal. A estratégia deu certo e ajudou seu canal a crescer.
O influenciador quase perdeu seu canal em 2014 por causa do uso de imagens da Warner Bros e Fox em seus vídeos. Para não perder todo conteúdo, Castanhari criou um segundo canal que chegou a 300 mil inscritos em poucos dias.
A situação movimentou outros produtores de conteúdo e um abaixo assinado que fez com que as produtoras retirassem o processo contra o youtuber. Em 2019, Castanhari produziu uma série de oito episódios para a Netflix que ainda não tem previsão de estreia.
Gostou de saber quem são os top 10 criadores de conteúdo brasileiros e conhecer a história de cada um deles? Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de mais novidades como essa.