Muitas pessoas têm dúvidas sobre se é preciso tirar visto para Europa. Se você quer viajar ao continente para turismo, o visto vai ser diferente daquele que é exigido para entrar nos Estados Unidos. Não é preciso fazer a solicitação antecipadamente, pois o mesmo é concedido no momento do desembarque. Saiba mais sobre esse e outros detalhes e viaje com tranquilidade.
Para turismo de até 90 dias, grande parte dos países europeus não exige o visto para Europa por conta do Tratado de Schengen, que é uma convenção dos países europeus acerca de uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países que fazem parte.
Todos os integrantes da União Europeia (com exceção do Reino Unido e Irlanda) e três países que não fazem parte da UE (Suíça, Noruega e Islândia) assinaram o acordo. Apesar de parecer liberal, cabe cautela acerca desse tratado já que cada país tem suas próprias regras fronteiriças sobre a entrada e circulação de estrangeiros em seus territórios.
O Ministério das Relações Exteriores preparou um comunicado com informações úteis para os brasileiros sobre como se comportar ao passar pela imigração dos países europeus e quais documentos portar.
Ao desembarcar na Europa, é concedido ao turista uma autorização para circular e você pode viajar livremente entre os países que estão na área de Schengen.
Os países da área de Schengen são: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, França, Finlândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Caso você vá para um país que não esteja na lista, é preciso entrar em contato com o consulado e se informar quais as especificações para turistas e sobre a necessidade da retirada do visto.
Se ultrapassar os 90 dias legais para permanecer na zona Schengen, o turista pode ser deportado por estar descumprindo as regras. Se for deportado, você não vai poder voltar à União Europeia por um ano.
Ao completar 90 dias de estadia na Europa, você vai ter que voltar ao Brasil e esperar 6 meses (a contar a partir da data do início do visto) para poder viajar à Europa novamente. Ou seja, é possível viajar por 90 dias pela Europa a cada 180 dias.
Apesar de muitos países não terem a necessidade de visto, para entrar na Europa você vai precisar de:
Ao entrar na imigração, não é raro que lhe façam alguns questionamentos que vão incluir:
Conseguimos responder suas dúvidas sobre visto para Europa? Em caso de querer saber sobre visto para estudo/ trabalho, o mais recomendado é buscar as especificações do consulado do país que você vai.
O Rio Open 2025 será de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.…
Descubra as novidades do iPhone SE 4, seu possível preço mais acessível que o iPhone…
Dólar abriu a R$5,8040 às 08h30 nesta quinta-feira (06). Mercado financeiro acompanha a cotação em…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Tenista brasileiro mais jovem a chegar no Top 100, João Fonseca tem chamado a atenção…
Confira como funciona o cartão de crédito Will Bank, seus benefícios, taxas e como solicitar…