A guerra na Ucrânia colocou em destaque na mídia o presidente da Rússia. Saiba quem é Vladimir Putin.
O ano de 2022 é marcado por diversos acontecimentos impactantes, sendo um dos mais importantes a guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste cenário, um dos nomes mais comentados, é o de Vladimir Putin, presidente da Rússia e responsável por ordenar os ataques.
O nome do presidente da Rússia é um dos mais comentados da atualidade, e Putin já governa a Rússia há mais de 20 anos.
Neste artigo, você vai entender melhor sobre a história de Vladimir Putin e como ele chegou até essa decisão de invadir a Ucrânia. Continue acompanhando!
Quem é Vladimir Putin?
Vladimir Vladimirovitch Putin nasceu em Leningrado, atualmente chamada São Petersburgo, no dia 7 de outubro de 1952. Seus pais eram operários e tiveram outras duas crianças, que morreram ainda pequenas.
Após se formar em Direito na faculdade, em 1975, Vladimir Putin começou a treinar para a KGB, agência de inteligência estrangeira e segurança doméstica da União Soviética, que teve seu fim declarado em 1991. Putin trabalhou como agente da KGB durante 15 anos.
Sua ascensão política começou de fato em 1994, quando se tornou vice-prefeito de São Petersburgo, sua cidade natal. Foi presidente de 1999 a 2008, primeiro-ministro de 2008 a 2012, e presidente novamente de 2012 até a atualidade.
O político tem 69 anos e, recentemente, sancionou uma lei que permite que ele governe na Rússia até 2036.
Vladimir Putin sabe falar alemão e inglês e é faixa preta em judô e karatê, além de mestre em sambo, luta desenvolvida na União Soviética.
Qual sua história com a KGB?
Putin começou seu treinamento como agente da KGB logo após se graduar em Direito. Ele trabalhou em Leningrado (ainda com esse nome na época), na unidade de contrainteligência e na área de inteligência estrangeira.
Foi enviado para Dresden em 1985, na Alemanha Oriental, e voltou para Leningrado em 1990, onde começou a trabalhar como assessor de Relações Internacionais do reitor da Universidade Estatal de Leningrado.
Em 1991, aproveitando os momentos de vulnerabilidade do país com o fim da guerra, começou a se envolver com as questões políticas da cidade.
Como ele se tornou presidente da Rússia?
Vladimir Putin se mudou para Moscou em 1996, após Sobchak (na época, atual prefeito de São Petersburgo) perder as reeleições. Lá, assumiu um cargo no governo nacional.
Sua ascensão foi rápida. Putin foi nomeado diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB) em 1998, o órgão sucessor da KGB. Em 1999, tornou-se secretário do Conselho de Segurança da Rússia.
O presidente na época era Boris Yeltsin. Boris estava sendo investigado pelo procurador-geral da Rússia e foi derrubado por um escândalo que envolvia um vídeo seu na cama com duas mulheres. Meses depois, Yeltsin nomeou Putin como seu sucessor. Em 2000, foi eleito presidente pela primeira vez, com 53% dos votos.
Putin governou até 2008, porque a Constituição da Rússia na época só permitia uma reeleição para presidente. Ele nomeou seu afilhado como candidato, Dmitry Medvedev, que logo anunciou o padrinho como primeiro-ministro da Rússia, o que foi apoiado pelo Parlamento.
Depois do “governo” de Dmitry Medvedev, Putin se candidatou e venceu novamente duas eleições. Em 2020, a Constituição foi alterada, de modo que fossem permitidas mais reeleições. Agora, ele pode permanecer na presidência até 2036.
Qual seu posicionamento em relação aos motivos para a Rússia atacar a Ucrânia?
Rússia e Ucrânia têm uma relação historicamente conturbada, e este não é o primeiro conflito entre os países. Em 2014, Vladimir Putin anexou a Crimeia ao território russo. Desta vez, a tensão foi agravada pela intenção da Ucrânia de entrar para a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), instituição liderada pelos Estados Unidos.
A invasão militar foi iniciada no dia 24 de fevereiro, e Vladimir Putin já ameaçou outros países europeus que pensam em integrar a OTAN com “sérias repercussões militares e políticas”. O presidente da Rússia nunca aceitou a expansão da instituição, e com a Ucrânia dividindo territórios importantes com a Rússia, o clima de tensão aumentou.
A decisão de invasão de Vladimir Putin teve sérias repercussões na política global, como a saída da Rússia do código SWIFT e uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que condena o país mundialmente, com 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções.
Fique por dentro desse e diversos outros assuntos interessantes ao redor do mundo. Assine a newsletter da Remessa Online!
Resumindo
Vladimir Putin está no poder há mais de vinte anos, mas oficialmente exerce o cargo de presidente da Rússia há dez, após ser reeleito e reassumir o cargo no dia 7 de maio de 2012. Seu atual mandato vai até o dia 7 de maio de 2024.