Webinars são estratégias interessantes para vender seu conteúdo e captar novos clientes! Conheça mais sobre esse tipo de conteúdo!
Empresas estão sempre à procura de novas formas de vender seus produtos. Por isso, apostar em Webinar pode ser uma alternativa interessante, barata e com alta taxa de conversão de leads.
Os conteúdos em vídeo do Webinar podem ser de diferentes formatos, com diferentes abordagens e resultados expressivos para uma marca. Eles são versáteis e podem ser gravados ou transmitidos ao vivo, permitindo diferentes estratégias de engajamento com o público.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Um Webinar é um seminário, aula ou conferência em formato de vídeo que é compartilhado online. O conteúdo aborda um tema específico e pode ser gravado ou transmitido ao vivo. No Webinar, a audiência pode interagir via chat, o que torna esse tipo de meio uma oportunidade para atração e conversão de leads.
O termo “Webinar” deriva da expressão em inglês “web-based seminar”, que significa “seminário baseado na web”. Esse formato de conteúdo é popular no mundo dos negócios, pois é uma estratégia prática para captar a atenção da audiência com um custo baixo. Webinars têm um bom alcance e podem ser uma boa estratégia para finalizar a jornada de compra.
O Webinar é um seminário, aula ou conferência, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo em plataformas online. Já a Live é um evento de média duração realizado somente ao vivo em redes sociais. Enquanto o Webinar tem um objetivo educacional e é mais formal, a Live é usualmente mais descontraída e busca entreter o público.
O Webinar procura formas de atrair e converter leads, apresentar um produto e estabelecer Marketing de Relacionamento. As Lives também são eventos que querem captar a atenção do público, mas sua forma de compartilhamento é diferente dos Webinars. Eles preferem ser transmitidos em plataformas online especializadas nesse tipo de conteúdo.
Em contrapartida, a Live pode ser transmitida em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, etc. Lives que transmitem jogos na Twitch ou o compartilhamento de shows e eventos no YouTube são alguns exemplos práticos desse tipo de conteúdo.
Em uma pesquisa de 2017 da New York Magazine, cerca de 80% do público prefere assistir Lives em vez de ler o blog de uma marca. O estudo também apontou que 67% da audiência que assistiu a Live comprou um ingresso para um evento similar.
A produção de conteúdo do Webinar é indicada para quem deseja promover eventos de pequeno porte, com assuntos menos complexos e poucos participantes. O Webinar é feito com poucos equipamentos, como computador, câmera, microfone e uma boa conexão de internet. Por esse motivo, é uma ferramenta barata para apresentar assuntos, elaborar treinamentos e aprimorar a relação com o público.
Fazer um Webinar possibilita o compartilhamento de conhecimentos e interação com o público da marca. O conteúdo pode ser gravado ou transmitido online e sua produção usa poucos materiais, tornando os seminários virtuais mais baratos e vantajosos para os negócios.
O marketing de empresas pode aproveitar o Webinar para captar a atenção da sua audiência e aumentar o engajamento da marca. Esse tipo de conteúdo em vídeo gera uma sensação de proximidade entre a marca e o público. A audiência pode interagir com os Webinars, tornando o processo mais dinâmico e aumentando a conexão entre você e seu público.
Tornar-se autoridade em um tema faz com que o público confie em você e na sua marca. Através da produção de Webinars, você consegue passar seu conhecimento no assunto e consegue se destacar como uma autoridade no tema. Assim, você se torna uma referência para os clientes e o mercado, aumenta a confiança no seu produto e aumenta suas vendas.
Se a audiência entende que o conteúdo do Webinar é de valor, ele vai querer consumir mais, o que pode levar a inscrições em newsletter ou interações com sua marca. Isso aumenta o tráfego do site da empresa e a disseminação do material.
O conteúdo do Webinar pode contribuir com a estratégia de branding da marca ao disseminar a imagem da empresa no conteúdo divulgado. Uma forma de fazer isso é inserir uma marca d’água com o logo da empresa no conteúdo. Isso reforça a identidade da sua marca e protege seu conteúdo da pirataria.
Produzir Webinars “on demand”, isto é, sob demanda, permite que mais pessoas assistam seu conteúdo sem precisar estar online durante a transmissão ao vivo. Ao criar uma biblioteca de vídeos para serem compartilhados posteriormente, você pode vendê-los ou disponibilizá-los para o público e enviar via e-mail marketing. Também é possível postar o conteúdo em redes sociais, sites e blogs ou ainda reaproveitar o material para outros propósitos.
O Webinar é feito integralmente online e com poucos equipamentos, o que diminui os custos de produção. Não é preciso alugar estúdios, muitos materiais ou ter uma grande equipe. Basta possuir um computador, uma câmera, um microfone e uma boa conexão de internet para produzir o conteúdo.
Fazer um Webinar não custa muito, mas ainda exige preparação. É preciso cuidar da logística da produção do conteúdo, escolher um tema, plataforma e formato, (transmitido ao vivo ou gravado).
Fazer um Webinar de qualidade exige que o tema esteja alinhado com as expectativas do seu público. Por isso, descubra quais são as necessidades dos seus clientes e escolha um assunto que gere valor para seu público. É importante que o conteúdo aumente a relevância da marca e demonstre que você é autoridade no assunto.
Fazer Webinars ao vivo ou gravados oferecem diferentes benefícios para sua empresa. O seminário gravado pode ser editado em caso de erros, já o Webinar ao vivo não poderá ser corrigido. O formato instantâneo também exige mais divulgação para que o público saiba quando assistir.
O modelo do Webinar depende do tema que será abordado, do público alvo e da proposta do conteúdo. As transmissões podem ser em formato de entrevista, perguntas e respostas, painel e aula.
A entrevista exige ao menos 2 participantes (entrevistador e especialista no tema), respondendo dúvidas. O formato de perguntas e respostas é parecido com a entrevista, mas, nesse caso, o palestrante responde às perguntas feitas pelo público.
O Webinar aula conta com um especialista que aborda e propõe a solução para uma dor específica da persona da marca. Esse tipo de conteúdo também pode ser uma vitrine que apresente outros produtos do negócio. Enquanto isso, o Webinar painel funciona como uma conversa entre palestrantes que é mediada por um moderador.
O mercado oferece diversas opções para transmissão de Webinars, portanto, escolha a plataforma que atende melhor as necessidades do seu conteúdo considerando a acessibilidade, features, valores, etc.
Algumas plataformas para transmissão de webinar são: Zoom, ClickMeeting, WebEx, YouTube Live, GoToWebinar, Google Meet e WebinarJam.
É importante saber o que dizer no Webinar, e, para ajudar nessa tarefa, uma boa ideia é fazer um roteiro. Com o texto escrito, fica mais fácil de direcionar sua fala e não esquecer de nenhuma informação importante do assunto que será abordado.
Antes de começar o Webinar, separe os materiais que for utilizar na gravação, como slides, infográficos ou vídeos. Esses recursos podem enriquecer seu conteúdo e precisam ser preparados para evitar problemas de logística do Webinar.
Para aumentar o alcance e o sucesso do Webinar, é importante escolher uma boa data para seu público acessar o conteúdo. Um relatório de 2017 da ON24, informou que a melhor opção para compartilhar Webinars era nas terças-feiras de manhã, às 10h. Já um estudo da Webinar Success afirma que terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde, são bons períodos para realizar a transmissão de Webinars.
A divulgação do Webinar é parte fundamental do sucesso do seminário. Para alcançar um número maior de pessoas, você pode empregar estratégias como a de criar uma landing page, informando o tema, data, hora e participantes do Webinar. Você também pode colocar um banner ou anúncio no seu site, enviar lembretes por e-mail e fazer postagens nas redes sociais.
Acompanhar os feedbacks dos espectadores do Webinar pode oferecer bons insights e sustenta o engajamento do público. Faça uma pesquisa de satisfação ou envie um e-mail de follow-up, e procure entender onde seu evento foi um sucesso e quais aspectos podem ser melhorados.
Webinars são muito versáteis e, dependendo do formato, podem ter diferentes benefícios e objetivos. É possível apresentar produtos, realizar entrevistas, elaborar um painel, fazer perguntas e respostas e até mesmo um Summit.
Webinars de apresentação de produtos tem como objetivo expor uma mercadoria, seu funcionamento, benefícios e qual é seu diferencial. Esse formato pode ser utilizado em diferentes etapas do funil de vendas.
Seminários online podem ser em formato de entrevistas, como um programa, onde há um apresentador e um entrevistado, especialista em um determinado assunto, conversando sobre um tema.
O formato de painel em um Webinar funciona com a participação de 2 ou mais especialistas respondendo a perguntas de um assunto específico. Esse tipo de Webinar não exige moderador e é importante que o tema abordado seja identificado com a sua marca.
O Webinar de perguntas e respostas tem dois participantes, um apresentador e um entrevistado, que respondem a perguntas enviadas pela audiência. Nesse tipo de Webinar, a interação com o público é essencial para o sucesso da transmissão.
Webinars em formato de Summit são transmissões ao vivo de um grupo conversando sobre um determinado tema. Esse tipo de seminário gera autoridade no mercado e atrai uma quantidade maior de leads. No entanto, sua execução é mais complexa e exige uma logística bem estruturada para que o evento aconteça sem problemas.
Os passos de divulgação do Webinar devem ser planejados considerando o público, o tema e a plataforma onde o seminário será hospedado. É importante que o plano de ação para disseminar seu conteúdo seja bem estruturado e criativo.
Aqui estão algumas dicas para fazer a divulgação de um Webinar:
1. Comece a planejar as estratégias de divulgação com antecedência para atrair uma quantidade maior de público;
2. Segmente as estratégias de marketing conforme a rede social para atingir uma audiência maior;
3. Crie um calendário de postagens para que o público possa se preparar para o evento. É interessante começar as postagens faltando de 3 a 4 semanas para o Webinar;
4. Empregue Ads na divulgação do Webinar para se destacar no seu público alvo. Plataformas como Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads e YouTube Ads são boas formas de investir em divulgação;
5. Divulgue snippets do evento e deixe a audiência querendo mais;
6. Faça um plano de marketing criativo, com postagens em redes sociais, blogs, banners, etc. O objetivo é cercar o público com o conteúdo para captar os leads;
7. Crie uma landing page com as informações mais importantes sobre o Webinar. Invista no design e na usabilidade da landing page para converter mais leads e atrair a audiência;
8. Use todos os recursos disponíveis das redes sociais: Stories, postagens no Feed e Reels no Instagram, TikTok, vídeos no YouTube, tweets etc.
Uma vez que o Webinar for finalizado, é importante continuar na jornada de compra e acompanhar o pós da aquisição do conteúdo. Receba os feedbacks do público participante por meio de e-mails de marketing e formulários de pesquisa. Envie o conteúdo gravado e materiais extras utilizados na apresentação, pergunte o que eles acharam do evento e no que sua marca pode se aprimorar.
Também é interessante atualizar o conteúdo de divulgação do Webinar para continuar a geração de leads. Você pode disponibilizar o conteúdo em uma landing page nova ou atualizar a original.
Existem diversas métricas disponíveis para medir o desempenho do Webinar e o ROI, o retorno sobre o investimento. Avalie os dados de participação do Webinar, seu engajamento, a brand awareness e a etapa de pós-venda.
Uma forma de analisar a participação do público no Webinar é avaliar qual é a conversão de visualizações, inscrições e comparecimento. Descubra quantos usuários visitaram a página de inscrições, quantos de fato se inscreveram e quantos compareceram ao evento.
Para avaliar o engajamento do Webinar é preciso ficar atento à interação do público com o conteúdo. Envie um e-mail com um lembrete do Webinar e verifique se a audiência vai consumir o conteúdo depois do final da transmissão. Entender o engajamento ao vivo e no pós da transmissão ajuda a determinar o sucesso do Webinar.
Avalie quais são os próximos passos da audiência que participou do Webinar. Uma maneira de incentivar as etapas seguintes da jornada de compra é com a criação de um call-to-action atrativo. Analise a parcela do público que vai finalizar o ciclo de compra e descubra o nível de sucesso de sua estratégia.
Observe qual é o interesse da audiência do seminário e se ela está pronta para adquirir o seu produto. Descubra se o tema do Webinar conversa com as necessidades do público, quem elas gostariam de assistir, quais são as dores da persona, etc.
É possível medir o sucesso do Webinar a partir do número de compartilhamentos nas redes sociais. Utilize encurtadores de links que contabilizam o número de acesso e avalie as redes sociais para saber qual está tendo mais tração.
A maneira mais fiel de determinar o nível de sucesso do Webinar é saber qual foi o número de vendas do produto da marca. O pós-venda vai medir qual é o ROI do bem material, qual é a taxa da conversão dos leads e determinará se o saldo final é positivo ou negativo.
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Webinar é uma aula, conferência ou seminário compartilhado online em formato de vídeo. O conteúdo aborda diferentes temas, pode ser gravado ou transmitido ao vivo e interage com o público por meio de chat, por exemplo. A palavra “webinar” deriva da expressão em inglês “web-based seminar”, que significa “seminário baseado na web”.
O Webinar é um seminário, aula ou conferência, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo em plataformas online. Enquanto isso, a Live é um evento de média duração realizado somente ao vivo em redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Twitch).
Fazer um webinar é uma forma de compartilhar ideias, aumentar o engajamento de uma marca, encontrar oportunidades de vendas e gerar leads qualificados. Na duração do webinar é possível reunir dados do público, permitindo o rastreamento do lead depois do seminário.
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