Você já pensou em ganhar dinheiro com conteúdo na internet? Se a resposta for sim, então você precisa conhecer o YouTube Ads.
Isso porque, atualmente, 105 milhões de brasileiros acessam a plataforma mensalmente. Além disso, o YouTube afirma ter mais de 2 bilhões de usuários no mundo.
Ou seja, explorar o YouTube para fins comerciais significa alcançar um público muito alto e, portanto, ter a possibilidade de converter tudo isso em retorno financeiro.
Mas, afinal, o que é o YouTube Ads? Por que anunciar por meio desta ferramenta? Quais são os tipos de anúncio oferecidos? E como criar um anúncio?
Neste artigo, você vai encontrar a resposta para essas e outras perguntas, além, é claro, de ter acesso a informações mais relevantes sobre o tema.
Se você já se deparou com propagandas durante ou depois de assistir vídeos na plataforma e quer entender mais sobre eles, continue a leitura e saiba tudo sobre o YouTube Ads na prática!
Por que o YouTube faz tanto sucesso?
O YouTube é uma plataforma online de vídeos que conta com mais de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo e uma audiência diária que gira em torno de um bilhão de pessoas.
Com uma linguagem simples e próxima de quem o assiste, o YouTube não é apenas o hospedeiro de clipes, filmes e materiais de estilo caseiro, mas também o alvo de campanhas publicitárias veiculadas dentro dos próprios vídeos.
Quem faz a plataforma acontecer são os usuários, uma vez que são os responsáveis pela produção dos vídeos, enquanto isso, a empresa realiza a gestão, manutenção e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
Talvez sejam a essa versatilidade e a liberdade em produzir conteúdos as principais responsáveis por fazer com que o site atraia tantos espectadores e usuários no mundo.
Isso, obviamente, também atrai o interesse de empresas interessadas em usar a popularidade do YouTube como estratégia para para divulgar produtos e serviços.
Inclusive, muitos produtores de conteúdo, os chamados youtubers, são contratados por diversas marcas para divulgarem produtos e serviços em seus vídeos.
Vale dizer que, o que faz um vídeo se tornar atraente, sob o ponto de vista financeiro, é a quantidade de visualizações diárias e o engajamento dos espectadores.
Afinal, o que é o YouTube Ads?
Se você assiste a vídeos pelo YouTube com certeza já se deparou com algumas propagandas durante os vídeos, não é verdade?
Essas ações publicitárias são inseridas por profissionais de marketing e empresários de diversos segmentos de mercado que estão atentos aos movimentos do seu público-alvo e às possibilidades de apresentar sua marca nessa plataforma.
Vale dizer que, de acordo com pesquisas, uma a cada três pessoas do mundo que usa a internet acessa o YouTube. Sabe o que isso significa? Que o YouTube é o segundo maior buscador online da história, perdendo apenas para o Google.
Ou seja, utilizar essa plataforma para promover a marca é uma ação inteligente e lucrativa e que vem ganhando cada vez mais espaço. E é nesse contexto que aparece o YouTube Ads!
Basicamente, ele consiste em uma ferramenta de mídia paga que integra o Google Ads e que oferece diferentes tipos de anúncios, como o in-stream, o bumper e o vídeo discovery ads.
Qualquer usuário que tenha uma conta no Google e um canal no YouTube consegue fazer o cadastro no Google Ads e começar a utilizar os serviços.
Nesse sentido, o serviço do YouTube Ads possibilita às empresas fazer publicidade na plataforma, inserindo anúncios diretamente nos vídeos que estão sendo assistidos pelos usuários.
Desta forma, usando ferramentas específicas de segmentação, é possível alcançar pessoas com que têm potencial de se tornarem clientes daquele anunciante.
Como o YouTube Ads faz parte do Google Ads, é por meio deste que o usuário pode fazer o planejamento das suas campanhas publicitárias, a configuração do público que pretende atingir, o ajuste de orçamento e o acompanhamento dos resultados.
Por que vale a pena anunciar no YouTube Ads?
Mas, afinal, por que anunciar no Youtube Ads? Será que realmente vale a pena? Os anunciantes conseguem bons resultados em conversão usando a estratégia de divulgação da sua marca em vídeos da plataforma?
A pesquisa State of Marketing Report , publicada pela Hubspot, apontou que, no ano de 2019, as estratégias de conteúdo em vídeo foram as mais utilizadas pelas empresas, ultrapassando, inclusive, modelos populares, como os infográficos e blogposts.
Além da popularização do formato, a duração média dos vídeos tem aumentado, e, como consequência, o tempo gasto pelos usuários na visualização das informações.
Esse crescimento na busca de informações por vídeo demonstra que o uso de estratégia de anúncios do YouTube é uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem suas marcas.
Entenda como funciona o YouTube Ads
“Agora que já sei o que é o YouTube Ads, como funciona a ferramenta?”, é o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? E é o que nós vamos te explicar agora!
Vamos começar falando pela quantia que você precisa investir?
O que é CPC e CPV?
Existem dois principais modelos de cobrança implementados pelo YouTube Ads: o Custo por Clique (CPC) e o Custo por Visualizações (CPV).
No CPC, você apenas será cobrado pelos cliques que seu anúncio receber. Ele é mais recomendado para quem deseja aumentar o tráfego do site. Além disso, você pode escolher quanto quer pagar pelo clique e o valor máximo diário.
Já no CPV, você será cobrado pelas visualizações do seu anúncio. Mas para que você pague por cada visualização, é necessário que o anúncio seja visualizado pelo tempo mínimo de 30 segundos.
Ademais, no CPV você pode definir o valor máximo que quer pagar por cada visualização e o quanto deseja investir por dia na campanha. Essa é uma estratégia mais indicada para quem quer, obviamente, aumentar as visualizações.
Quanto custam, em média, os anúncios do YouTube?
Definir uma média de preço de anúncios no YouTube Ads é praticamente impossível. Primeiro porque, no Custo por Visualizações, por exemplo, a depender da segmentação e da concorrência, o preço pode variar consideravelmente.
Isso quer dizer que quanto mais restrita for a segmentação utilizada para o anúncio e maior a concorrência do seu negócio, maior o custo.
Entretanto, tem sido verificada uma média praticada de 15 a 40 centavos por exibição.
Mas não se preocupe! No momento em que você for configurar a sua campanha para ir ao ar, os valores precisos aparecerão.
Tipos de anúncios do YouTube Ads
Existem diversos tipos de anúncio no YouTube Ads. Confira a seguir quais são e como funciona como cada um deles!
Bumper ads — anúncios breves
Os bumper ads são anúncios breves, também conhecidos como anúncios de curta duração. Geralmente eles duram seis segundos, ou menos que isso.
São muito utilizados no meio de vídeos e a grande vantagem é que eles não podem ser ignorados, ou seja, o usuário não consegue pular o anúncio.
No entanto, usar este modelo de anúncios demanda um certo cuidado e muita estratégia a fim de que ele não cause um efeito negativo na sua audiência. Isso porque, como os usuários não têm controle sobre eles, eles não podem ser inconvenientes.
A cobrança deste tipo de anúncio segue a seguinte regra: a cada mil visualizações, ocorre uma cobrança, feita com base no chamado cost per mile (CPM), ou simplesmente custo por mil.
Nestes anúncios a empresa tem a garantia que os usuários vão assistir todo o conteúdo. Entretanto, isso não é garantia de que as pessoas que assistiram têm interesse no que você tem a oferecer.
Desse modo, os Bumper Ads são especialmente recomendados na fase inicial de uma estratégia de fluxo de nutrição, onde o usuário está sendo preparado para assistir a um conteúdo maior em uma próxima oportunidade.
Anúncios in-stream — anúncios mais longos
Os in-stream são anúncios que têm um tempo maior de duração e podem aparecer em diversos momentos durante o vídeo — no início ou durante sua execução, momento em que o conteúdo é interrompido para que a ação publicitária seja apresentada.
Neste modelo você tem a opção de escolher entre os anúncios não ignoráveis e os ignoráveis. O primeiro não é possível pular, enquanto que, no segundo, o usuário pode pular o anúncio após cinco segundos.
Aqui, a cobrança é feita no sistema cost per view (CPV), ou custo por visualização. O lado positivo deste sistema é que o anunciante só vai pagar se o conteúdo for exibido por pelo menos 30 segundos. Em caso de anúncios mais curtos, o tempo mínimo para cobrança pode variar.
Anúncios video discovery — descoberta de novos conteúdos
Este tipo de anúncio está relacionado à descoberta de novos conteúdos. Eles podem ser exibidos quando o usuário pesquisa alguma palavra-chave na plataforma. Nos aplicativos mobile ele costuma ser exibido na página inicial do app.
Os anúncios do tipo video discovery tem um thumbnail, que é uma imagem representativa do vídeo. Assim, o usuário pode identificar se o conteúdo se trata de um anúncio, já que existe um ícone que menciona essa informação.
Nesta modalidade, sempre que o usuário clica no anúncio ele é direcionado ao material que está sendo promovido e o anunciante é cobrado por clique.
Anúncios de masthead — página inicial do YouTube
Masthead é o nome dado à parte superior da página inicial do YouTube. Para conseguir fazer este tipo de anúncio, que fica exposto em um lugar privilegiado no site, é necessário submeter a prévia do conteúdo a ser anunciado à avaliação de um representante de vendas do Google.
O período de análise da solicitação de publicação deste tipo de anúncio pode levar até 48 horas.
Anúncios de vídeo action
Os anúncios do tipo vídeo action são os mais recentes oferecidos pela plataforma. Criados em junho de 2020 por ocasião da pandemia do Covid-19, o formato é direcionado para favorecer a conclusão de jornada de venda.
Por meio dele o usuário consegue navegar pelo catálogo de produtos do anunciante, visualizar os preços e, caso tenha interesse, clicar no botão “Shop Now” — compre agora.
Há possibilidade de ele ser exibido na página inicial, na tela de exibição do vídeo e nos aplicativos parceiros. Algumas empresas têm utilizado o recurso e apontado bons resultados na conversão em vendas.
Como escolher o tipo de anúncio ideal?
A oferta de várias modalidades de anúncio pode causar dúvidas nos usuários da plataforma que, muitas vezes, não sabem como escolher o melhor tipo em suas estratégias de marketing.
Entretanto, não é possível estabelecer um critério específico que pode ser seguido por todas as empresas. Sendo assim, na hora de definir o tipo de anúncio, é importante avaliar os objetivos, a etapa do funil da sua estratégia, o tipo de conteúdo e a duração do vídeo.
Mas não se preocupe! A própria plataforma vai apresentar opções adequadas com base nas particularidades de cada anunciante.
Assim que ela mostrar as opções disponíveis, lembre-se das informações que te apresentamos até aqui e defina o que melhor se adapta aos seus objetivos.
Até aqui deve ter ficado claro que o YouTube Ads é uma excelente possibilidade para quem busca melhorar os resultados com estratégia de marketing digital, não é mesmo?
Mas assim como qualquer estratégia ela deve ser pensada de forma inteligente, considerando as particularidades de cada empresa e as demandas específicas do público que ela pretende atingir.
Formas de segmentar seus anúncios do YouTube Ads
Depois de identificar qual tipo de anúncio é o mais ideal para a sua campanha, é necessário partir para a segmentação!
Essa etapa é fundamental para que os seus anúncios cheguem nas pessoas certas, ou seja, o seu público-alvo.
Ela pode ser realizada a partir de 4 principais segmentações: perfil do público, localização, dispositivos e rede de pesquisa ou vídeos.
Perfil do público
Essa segmentação está intrinsecamente relacionada às características do seu público-alvo, como: idade, estado civil, gênero, interesses e muitas outras.
Essa é uma ótima triagem para atingir um público bem específico e selecionado.
Localização
Uma outra segmentação é a localização. Nela, você especificará a região ou as regiões nas quais deseja que seu anúncio seja exibido.
Dispositivos
Essa é uma outra possibilidade para atingir um público ainda mais específico na sua campanha. Aqui, você selecionará o tipo de aparelho, sistema operacional ou operadora para o seu anúncio aparecer.
Rede de pesquisa ou vídeos
Nessa segmentação você pode escolher onde posicionará os seus anúncios, se nos resultados das pesquisas, nos canais, nas páginas de vídeo do Google ou na página inicial do YouTube.
Passo a passo de como criar um anúncio de YouTube Ads
Agora que você já tem todas as informações para começar a usar o Youtube Ads, vamos te ensinar como colocar em prática e criar novos anúncios para o seu negócio. Confira a seguir um passo a passo simples!
- Comece criando um canal para a sua empresa no YouTube;
- Carregue o vídeo do anúncio e preencha todas as especificações do conteúdo;
- Vincule uma conta de Google Ads ao seu canal. Se ainda não tiver a conta, será necessário criá-la;
- Defina se quer uma campanha em CPC ou em CPV ;
- Estabeleça o orçamento disponível para os anúncios;
- Faça a segmentação do público; e,
- Defina o destino do vídeo — quando os usuário clicar no anúncio, para onde ele será direcionado: para o canal da empresa, outro vídeo ou o site?
Depois de definir o destino do vídeo, você já está pronto para anunciar.
Como mensurar os resultados?
A mensuração dos resultados é uma etapa importante no processo de implementação de uma estratégia de marketing digital. Ela ajuda a avaliar se a sua estratégia está atingindo os objetivos ou se é necessário adaptá-la.
A plataforma do Youtube Ads oferece relatórios bastante completos e detalhados sobre as campanhas em vídeo realizadas na plataforma. Entre os dados presentes nestes relatórios você vai encontrar: taxa de engajamento, número de visualizações, custo médio por visualização e taxa de cliques.
Avalie quais são as métricas mais importantes para o seu negócio. Depois de definir, você deve analisar e verificar a performance da sua campanha, ajustando para alcançar sempre os melhores resultados.
Qual a melhor forma de otimizar os resultados dos anúncios?
Algumas estratégias podem ajudar a otimizar os resultados dos seus anúncios, entre elas, destacamos:
- • Defina quais são os seus objetivos — visualizações, likes, compartilhamentos, conversões — e estabeleça as métricas que serão acompanhadas;
- • Acompanhe os números que estão abaixo das expectativas, busque entender os motivos e faça os ajustes necessários;
- • Use uma thumbnail personalizada, já que ela pode melhorar os resultados. A thumbnail deve ser legível para usuários do mobile e um layout clean, pois ajuda a atrair a atenção do usuário;
- • Utilize uma call to action;
- • Configure o remarketing.
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Conclusão
Neste conteúdo você aprendeu como o YouTube Ads pode te trazer um retorno financeiro, não é mesmo? Embora não seja uma tarefa fácil, se bem aplicada os resultados tendem a ser muito satisfatórios.
Para conseguir alcançá-los, basta seguir as nossas dicas! Para isso, não se esqueça de levar em consideração tudo o que foi falado aqui, como: escolher o tipo de anúncio ideal, realizar a segmentação certa e o tipo de cobrança que se adeque mais aos seus objetivos.
E se você estiver monetizando com o YouTube de outras formas, descubra como a Remessa Online pode te ajudar a receber esse dinheiro. Vamos nessa!